A 21ª edição da Rural Tur foi encerrada em Mucugê, na Chapada Diamantina, após três dias de atividades que confirmaram a força do turismo rural na região e no Brasil. O evento reuniu mais de 3 mil visitantes, 42 expositores da Bahia e de outros sete estados, mais de 40 horas de capacitações e 12 apresentações culturais.
Mais que uma feira de negócios, a Rural Tur proporcionou ao público experiências em gastronomia, artesanato, hospedagem e turismo de vivência, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e serviços de receptivo. O impacto foi direto na geração de renda e no fortalecimento da economia local.
Para a coordenadora do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, a edição em Mucugê destacou-se pela integração entre cultura e turismo. “O diferencial aqui foi a mistura dos elementos da cultura brasileira com o turismo rural. A Chapada Diamantina mostrou que o desenvolvimento não depende do porte, mas de estratégias”, afirmou.
O gestor estadual do Sebrae Bahia, Edicarlos Moreira, destacou o sucesso da feira e fez a passagem simbólica da próxima edição para o Espírito Santo, que sediará a 22ª Rural Tur em 2026. “Foi um grande sucesso, mostrando a força do turismo rural baiano. Desejo que a próxima edição seja igualmente bem-sucedida”, declarou.
A idealizadora da feira, Regina Amorim, do Sebrae Paraíba, lembrou que a Rural Tur começou em seu estado em 2004 e depois se expandiu nacionalmente. “Hoje a feira é consolidada porque o Brasil é muito forte em ruralidade, onde 60% dos municípios são rurais. É um movimento de negócios que gera negócios”, disse.
Os expositores também celebraram os resultados. A agrônoma Damaris Rodrigues, do Rancho Rosa do Deserto, em Morro do Chapéu, destacou o sentimento de pertencimento. Já o turismólogo Carlos Moisés, do Circuito do Umbuzeiro, em Sergipe, ressaltou o espaço de aprendizado e conexão proporcionado pelo evento.
Com o encerramento em Mucugê, a Rural Tur reafirma seu papel de fortalecer pequenos negócios, promover a cultura local e incentivar o desenvolvimento sustentável no campo, consolidando a Chapada Diamantina como destino de referência no turismo rural do Brasil.
A feira foi realizada pelo Sebrae, em parceria com o Sistema Comércio, Prefeitura de Mucugê, Governo da Bahia – por meio da Secretaria de Turismo, Cepas Diamantina, Sistema Faeb/Senar e Instituto Sincorá.
Jornal da Chapada

