Ícone do site Jornal da Chapada

#Cultura: Festival de Lençóis reúne grandes atrações na Chapada Diamantina em outubro

Chapada Diamantina vira palco do Festival de Lençóis com shows e atrações locais | FOTO: Reprodução/Redes sociais |

De 2 a 4 de outubro, o Festival de Lençóis 2025 será realizado na histórica Praça Horácio de Mattos, na Chapada Diamantina, reunindo artistas nacionais e locais em uma programação gratuita. Os shows começam sempre às 19h e incluem nomes como Liniker, Edson Gomes, Maria Gadú, Jorge Vercillo, Thathi, Clariana, Ópera B, Samantha Tosto e Carneirinho.

O evento, idealizado e produzido pela Pau Viola Entretenimento, aposta na diversidade cultural, na sustentabilidade e no fortalecimento da cidadania por meio da música, do ecoturismo e do turismo cultural. A expectativa é reunir mais de 10 mil pessoas por noite.

Entre as atrações locais estão a Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, Zion, Família Grãos de Luz e Griô e Rivô Trio e Outras Substâncias. A festa tem patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Bahiagás e Governo da Bahia, além do apoio da Prefeitura de Lençóis e do Hotel Portal Lençóis.

O festival movimenta a economia da cidade e da região, com ocupação total dos cerca de 5 mil leitos disponíveis entre hotéis e pousadas. A edição deste ano deve gerar aproximadamente 500 empregos diretos e outros 700 indiretos.

Além da música, os visitantes podem aproveitar as belezas naturais da Chapada Diamantina, como grutas e cachoeiras, e conhecer espaços culturais como o Museu do Garimpeiro e o recém-inaugurado Museu de Geologia da Chapada Diamantina.

Desde sua primeira edição, o evento promove a conscientização ambiental, incentivando turistas e moradores a preservar a fauna, a flora e os recursos naturais locais, evitando impactos como incêndios, assoreamento e descarte inadequado de resíduos.

Programação

02/10 – Quinta-feira

• Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis
• Samantha Tosto Canta Bossa Nova e Samba
• Edson Gomes
• Rivô Trio e Outras Substâncias

03/10 – Sexta-feira

• Família Grãos de Luz e Griô
• Thathi
• Banda Oliveira convida Maria Gadú e Jorge Vercillo
• Carneirinho

04/10 – Sábado

• Ópera B
• Clariana com o projeto Amy ReggaeHouse
• Liniker
• Zion

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile