A prefeita de Ruy Barbosa, Eridan de Bonifácio (MDB), representou o município na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social da Bahia, realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. O encontro reuniu gestores e representantes municipais para discutir avanços e desafios das políticas de proteção social no estado.
Com o tema ’20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência’, a conferência debateu estratégias para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social e ampliar a cobertura das ações em toda a Bahia. O evento também contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Durante a conferência, ainda foram destacadas experiências exitosas de diversos municípios, reconhecendo práticas que têm fortalecido a rede de proteção social e promovido políticas públicas voltadas à inclusão e à cidadania.
“Participar desta conferência é como um presente que nos conecta ao passado, pois já atuei como secretária de assistência social e sei o quanto é fundamental estar presente em espaços como este. São encontros que nos permitem discutir ideias e ações que fortalecem o nosso povo”, destaca Eridan.
Conferência Estadual de Assistência Social
A mobilização foi promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O evento contou com a participação de representantes de diversas regiões do estado, permitindo a troca de experiências e o debate sobre os avanços e desafios da assistência social.
A conferência reuniu cerca de mil delegados da sociedade civil e do poder público, além do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e secretários municipais. Os participantes integraram grupos de trabalho divididos em cinco eixos temáticos, que orientaram os debates sobre políticas públicas, fortalecimento do Suas e estratégias para garantir mais inclusão, proteção e suporte às comunidades em todo o estado.
Jornal da Chapada

