Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Atrativos naturais e produção de vinhos impulsionam turismo e fortalecem economia de Morro do Chapéu

Grutas, cachoeiras e vinícolas encantam turistas em Morro do Chapéu | FOTO: Montagem do JC |

Localizada a cerca de 384 km de Salvador, Morro do Chapéu é uma das cidades mais habitadas da Chapada Diamantina, com população estimada em mais de 35 mil habitantes. A cidade se destaca pelo clima frio, resultado da altitude superior a 1.000 metros, e pelas paisagens naturais que atraem turistas em busca de aventura e contato com a natureza.

Entre os principais atrativos está a Cachoeira do Ferro Doido, cartão-postal do município. Com quatro quedas d’água que se espalham por um imenso cânion, a cachoeira impressiona pela grandiosidade e beleza natural. O local é perfeito para fotografias, trilhas de ecoturismo e momentos de contemplação.

A Cachoeira do Ferro Doido é um dos principais cartões-postais de Morro do Chapéu | FOTO: Reprodução |

Outro destaque é a Gruta dos Brejões, considerada a segunda maior boca de caverna do Brasil, com 110 metros de altura. A gruta chama atenção de visitantes, pesquisadores e espeleólogos pelas formações rochosas, estalactites e estalagmites, além de oferecer visitas guiadas e atividades de aventura.

Enoturismo
O município recebeu recentemente o título de Capital do Vinho na Chapada Diamantina, graças ao clima favorável e à qualidade das uvas produzidas. O enoturismo vem se consolidando como uma das principais atividades econômicas, atraindo turistas interessados em degustações, eventos e experiências ligadas à produção local.

A Vinícola Vaz é uma das referência em vinhos de alta qualidade em Morro do Chapéu | FOTO: Montagem do JC |

A produção de vinhos em Morro do Chapéu se destaca em todo o estado, com vinícolas renomadas como a Vinícola Vaz, conhecida por seus rótulos finos e premiados, e a Vinícola Sertânia, que combina tradição e tecnologia para oferecer vinhos de alta qualidade.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile