Um projeto voltado a cirurgias reparadoras de mamas chega a Lençóis com o propósito de promover bem-estar e resgatar a autoestima das mulheres. Liderado pelo Dr. Rômulo Romano e pela Dra. Adriana Romano, com o apoio do Dr. Rômulo Romano Filho e equipe, o programa converte solidariedade em ação cirúrgica, oferecendo procedimentos fundamentais para a saúde e a qualidade de vida feminina.
Com o apoio da prefeita Vanessa Sena (PSD) e da Dra. Bruna Najara, então secretária de Saúde, o programa foi implementado em Lençóis com atenção especial e dedicação, garantindo um acolhimento cuidadoso e um compromisso sólido com a saúde das participantes.
Nesta primeira etapa, 17 mulheres do município foram contempladas com consultas iniciais e, em breve, passarão por mamoplastia redutora bilateral no Hospital Regional. O procedimento cirúrgico é indicado para tratamento da hipertrofia mamária, devolvendo leveza e conforto às pacientes.
Na manhã do último domingo (5), a equipe do projeto visitou o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu – Jadiel Almeida Mascarenhas, em Itaberaba, para avaliar a estrutura e organizar a realização das cirurgias. O hospital, referência em atendimento humanizado e com moderna infraestrutura, abriu suas portas para receber o programa, disponibilizando o Centro Cirúrgico e demais setores necessários para o atendimento das pacientes de Lençóis.
Em contato exclusivo com a equipe do Jornal da Chapada, o Dr. Rômulo Romano explicou como surgiu a estratégia de expandir o projeto de saúde e cirurgias reparadoras para municípios da Chapada Diamantina.
“A ideia surgiu porque tenho amigos em municípios da Chapada e também mantenho um instituto na região. Por isso, considerei importante incluir este projeto na Chapada Diamantina, com o objetivo de ampliar o acesso de mulheres a cirurgias reparadoras, essenciais para a autoestima, o bem-estar e a saúde”, destaca.
O médico comentou sobre os benefícios das cirurgias: “Essas intervenções transformam a qualidade de vida das mulheres, melhorando também a funcionalidade no trabalho. Já atendi pacientes que trabalham como camareiras, cozinheiras e costureiras, e o tamanho excessivo das mamas prejudica seus movimentos, causa dores e problemas de coluna. Essas cirurgias vêm justamente para aliviar esses incômodos e proporcionar mais conforto no dia a dia”.
Em Itaberaba, o programa recebe o nome de ‘Cirurgias Reparadoras Rodney Campos’, em homenagem ao cirurgião-dentista que dedicou a vida à saúde com ética e humanidade. A participação do Dr. Inácio, cirurgião oncológico do Hospital Regional, reforça a reforça a segurança e a excelência do atendimento, unindo técnica, ciência e solidariedade em benefício das pacientes.
Além de Lençóis, a expectativa é de que o projeto continue estendendo seus benefícios a mulheres de diversos municípios da Chapada Diamantina, incluindo Ruy Barbosa, Lajedinho, Macajuba, Ibiquera, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Utinga, Bonito, Wagner e Morro do Chapéu.
Jornal da Chapada

