O governo da Bahia e a República da Coreia do Sul avançaram em novas frentes de cooperação nas áreas de cultura, tecnologia e economia. O encontro, realizado nesta terça-feira (28), em Salvador, reuniu o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e o embaixador coreano no Brasil, Yeonghan Choi, além de representantes de secretarias e órgãos estratégicos do governo baiano.
Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de coproduções audiovisuais entre a Bahia Filmes e produtoras coreanas, com foco em intercâmbio profissional e capacitação técnica inspirada nos fenômenos culturais doramas e K-pop. A iniciativa integra a estratégia estadual de impulsionar a economia criativa como vetor de desenvolvimento e projeção internacional.
Cooperação econômica e tecnológica
O vice-governador destacou o papel da Coreia como parceiro estratégico.
“A República da Coreia é um parceiro estratégico, que combina inovação, cultura e tecnologia. A Bahia tem potencial para estreitar ainda mais esses laços, seja na economia criativa, na mobilidade, na indústria farmacêutica, no turismo ou na agropecuária. Este é um diálogo de futuro”, afirmou Geraldo Júnior.
Outro ponto importante da pauta foi a certificação da Bahia como área livre de febre aftosa sem vacinação, o que abre novas oportunidades de exportação de carne bovina e produtos agroindustriais. No setor do turismo, foi proposta uma cooperação entre a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a Organização de Turismo da Coreia (KTO), visando projetos que valorizem o turismo cultural baiano.
Também foram tratadas parcerias entre empresas coreanas e setores produtivos baianos nas áreas de mobilidade, biotecnologia e cosméticos, aproveitando a biodiversidade local associada à tecnologia sul-coreana. Geraldo destacou ainda a cooperação entre a Bahiafarma e a Samsung Bioepis, no âmbito das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), voltadas à transferência de tecnologia para produção de biofármacos de alta complexidade.
A comitiva coreana contou com a presença do cônsul honorário Ademar Lemos, além de representantes da Embaixada da Coreia, como o conselheiro Jihoon Kim e o adido comercial Sung Ho Kong.
Geraldo Júnior reafirma lealdade a Jerônimo
No início de outubro, Geraldo Júnior reafirmou sua lealdade ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), negando qualquer possibilidade de rompimento dentro da base governista. Em entrevista ao Portal M!, o vice-governador afirmou que a união entre MDB e PT foi fundamental para a vitória em 2022 e seguirá como prioridade em 2026.
“Nós temos um líder político, que é o governador Jerônimo Rodrigues. Ele sabe da minha lealdade, da minha correção, mas acima de tudo, do princípio que nos levou à vitória, que é união, lealdade e fidelidade”, declarou.
Segundo Geraldo, o MDB continuará desempenhando papel central nas articulações políticas, sob a liderança de Geddel Vieira Lima, Lúcio Vieira Lima e Jayme Vieira Lima, que conduzem o partido no estado.
“Temos uma coalizão de partidos que nos levou à vitória em 2022. No momento certo, o MDB tomará a decisão certa para a Bahia e para os baianos”, concluiu o vice-governador.
Jornal da Chapada

