Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Ipiaú registra dois tremores de terra em um dia; Jacobina acumula cinco abalos na semana

Vista aérea de Ipiaú, onde dois abalos foram identificados | FOTO: Jailton Farias/Giro em Ipiaú |

O interior da Bahia voltou a registrar atividade sísmica nesta última quinta-feira (13). Em Ipiaú, no Médio Rio de Contas, dois tremores de baixa intensidade foram identificados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O primeiro ocorreu às 10h44, com magnitude de 2.1 mR, e o segundo às 12h51, registrando 2.3 mR. Até o momento, não há relatos de percepção dos abalos pelos moradores.

Além de Ipiaú, o município de Jacobina, no Piemonte da Diamantina, também concentrou ocorrências nesta semana. Desde segunda-feira (10), cinco tremores de terra foram detectados, todos de baixa intensidade e sem causar danos.

Na quarta-feira (12), um sismo de magnitude estimada em 1.5 mR ocorreu às 17h27. Já na terça-feira (11), três abalos foram registrados: o primeiro às 17h43, de magnitude preliminar 1.3 mR; o segundo às 17h53, com 2.2 mR; e o terceiro às 18h11, marcando 1.7 mR.

O primeiro tremor da semana em Jacobina ocorreu na madrugada de segunda-feira (10), às 3h36, também com magnitude estimada em 1.7 mR. As ocorrências seguem sendo monitoradas pela equipe da UFRN, responsável pela rede sismográfica no Nordeste.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile