Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Audiência pública do PME destaca prioridades para futuro da educação em Marcionílio Souza

Audiência em Marcionílio Souza avalia ciclo 2015–2025 e inicia construção do novo Plano Municipal de Educação | FOTO: Reprodução |

O município de Marcionílio Souza realizou, na última terça-feira (18), a 5ª Audiência Pública do Plano Municipal de Educação (PME), referente ao ciclo 2015–2025. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu representantes do Legislativo e Executivo, conselhos, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes, integrantes da sociedade civil e a ETMA, equipe responsável pelo monitoramento e avaliação do plano.

Durante a audiência, foram apresentados os avanços e desafios relacionados às metas e estratégias estabelecidas no PME ao longo da última década. Um dos pontos centrais foi a análise dos índices de alfabetização, especialmente nos anos iniciais, com destaque para os esforços feitos para melhorar o desempenho leitor e escritor dos estudantes. Os participantes discutiram ainda a necessidade de fortalecer ações que garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar, especialmente para crianças em situação de vulnerabilidade.

Outro tema relevante foi a inclusão escolar. A audiência abordou o atendimento a estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades, destacando a necessidade de ampliar recursos de acessibilidade, formação continuada para professores e estratégias pedagógicas que tornem as salas de aula mais acolhedoras e funcionais. A modernização dos processos de aprendizagem também entrou em pauta, com debates sobre o uso de tecnologias, metodologias ativas e práticas inovadoras que tornem o ensino mais dinâmico e conectado às demandas atuais.

Além de avaliar o ciclo que se encerra, o encontro abriu espaço para a construção coletiva do novo Plano Municipal de Educação, que irá orientar as políticas públicas entre 2026 e 2036. A audiência reforçou a importância da participação social e da escuta ativa para definir metas compatíveis com a realidade local, fortalecendo o compromisso com uma educação democrática, inclusiva e de qualidade.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile