Ícone do site Jornal da Chapada

#Economia: Aneel reduz bandeira tarifária para amarela em dezembro e conta de luz fica menos cara

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) | FOTO: blogspot.comblogspot.com |

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (28), que a cobrança de energia elétrica em dezembro será feita sob a bandeira tarifária amarela, o que representa uma redução no valor da conta de luz. Com a mudança, haverá um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos, número inferior ao de novembro, quando a bandeira vermelha patamar 1 aplicava uma taxa extra de R$ 4,46 para o mesmo volume de consumo.

O sistema de bandeiras tarifárias serve para indicar o custo real de geração de energia no país e funciona como um alerta ao consumidor: quando a geração se torna mais cara, a cobrança adicional é ativada automaticamente.

Segundo a Aneel, a redução é consequência do início do período chuvoso, que deve elevar o nível dos reservatórios e aliviar o uso de termelétricas — que têm custo mais elevado de produção. A previsão aponta que deve chover mais em dezembro do que em novembro, ainda que abaixo da média histórica para o mês.

Mesmo com o cenário mais favorável, a Agência informou que o uso das termelétricas ainda será necessário para garantir o abastecimento de energia e atender à demanda nacional.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile