Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Turistas do Fantour exploram belezas naturais de Itaetê e registram momentos inesquecíveis

Turistas do Fantour chegam a Itaetê para conhecer os atrativos locais | FOTO: Divulgação |

Os turistas que participam do programa Fantour, iniciativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), viveram uma experiência marcante nesta semana ao conhecer as exuberantes paisagens de Itaetê, na Chapada Diamantina. A visita, realizada em parceria com a prefeitura de Itaetê e a Associação Brasileira de Agências de Viagens Sessão Bahia (ABAV-BA), reuniu profissionais do setor e visitantes interessados em descobrir novos destinos turísticos do estado.

Durante o roteiro, os participantes registraram diversas imagens das atrações naturais que colocam Itaetê entre os destinos mais procurados da região. Entre os destaques estão o Poço Encantado famoso pelo fenômeno óptico que ilumina suas águas cristalinas em tons de azul e a Lapa do Bode, um dos cenários mais impressionantes da Chapada.

Às margens do Rio Paraguaçu e com belas cachoeiras, Itaetê é lar de um dos cartões-postais mais famosos do Brasil: o Poço Encantado. O município recebeu, no último fim de semana, um grupo de 22 operadores, agentes de viagens e guias de turismo para uma viagem de familiarização (famtour), promovida pela Setur-BA em parceria com a Prefeitura Municipal. A ação integra o programa de interiorização de roteiros da Bahia, que visa ampliar a oferta de novos produtos e experiências turísticas. Itaetê também compõe o Circuito Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, uma das mais recentes atrações do turismo religioso na região.

1 / 12

O grupo saiu de Salvador em um percurso de seis horas pelas BRs 324 e 116 e pela BA-046. A recepção aconteceu com almoço típico — incluindo galinha caipira e carne do sol — e passeio pela orla fluvial de Itaetê. A programação seguiu com visita à Gruta da Lapa do Bode, à Barragem Bandeira de Melo, no assentamento Colônia, e à Cachoeira do Bom Jardim. No povoado Europa, os visitantes conheceram as margens do Rio Una e também realizaram um passeio de barco pelo Rio Paraguaçu. Nos intervalos das atividades, exploraram a rede de hospedagem, composta por oito pousadas e diversas opções gastronômicas.

“Itaetê oferece toda a infraestrutura de hospedagem e comércio. Ao mesmo tempo, mantém a característica mais valiosa que perdemos nas grandes cidades: a conexão direta com a natureza”, destacou Anderson Gomes, da agência San José Tour.

A agente Priscila Gomes, da Top Glamour Viagens, ressaltou o potencial para novos roteiros especializados. “É possível trabalhar com diferentes nichos, como o ciclismo da fé, percorrendo o Caminho Diamantino de Santa Dulce, ou criar experiências de aventura no Rio Paraguaçu.”

O programa Fantour foi amplamente elogiado pelos participantes. “Esta é uma experiência ímpar. Trabalho com turismo há muitos anos e jamais vi um governo proporcionar aos agentes de viagens tantas oportunidades para conhecer o interior da Bahia”, afirmou Plínio Mesquita, da TopTour Viagens e Turismo.

A ação foi antecedida por atividades de capacitação promovidas pela Setur-BA, que realizou cursos e diagnósticos sobre o potencial turístico do município. “Agradecemos ao Governo do Estado pelo apoio ao turismo de Itaetê, que tem muito potencial em belezas naturais incomparáveis e agora ganhou um roteiro religioso. A prefeitura tem investido em novos projetos, como as intervenções na orla do Rio Paraguaçu, para avançarmos mais”, destacou o prefeito Zenildo Matos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile