Estudantes da rede pública inscritos no programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), já podem emitir a autorização para a retirada gratuita de absorventes menstruais em farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o MEC e o Ministério da Saúde e tem como foco jovens de baixa renda com idades entre 14 e 24 anos.
Para ter acesso ao benefício, é necessário estar matriculado na rede pública de ensino, participar do Pé-de-Meia e estar incluído no Programa Dignidade Menstrual. A medida busca garantir dignidade, saúde e condições adequadas para a permanência dos estudantes na escola, enfrentando diretamente a chamada pobreza menstrual.
O processo é simples: o estudante deve acessar a página de consulta do Pé-de-Meia, clicar no banner do Dignidade Menstrual e emitir a autorização. Com o documento — impresso ou digital — além do CPF e de um documento oficial com foto, a retirada dos absorventes pode ser feita em qualquer farmácia credenciada ao programa em todo o país.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ação amplia o cuidado com a população em situação de vulnerabilidade. “O objetivo é ampliar o suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade para acesso aos absorventes menstruais pela Farmácia Popular. Ao permitir a retirada da autorização vinculando ao Pé-de-Meia, o programa aproxima a população dos cuidados contínuos de saúde e fortalece o papel da atenção primária como porta de entrada do SUS”, destacou.
As Farmácias Populares do Brasil são o principal ponto de oferta dos produtos e estão presentes em milhares de municípios, garantindo capilaridade e acesso facilitado ao benefício.
Jornal da Chapada

