Ícone do site Jornal da Chapada

#Alerta: Veja 10 alimentos da ceia de Natal que podem fazer mal e até levar seu pet à morte

Ceia de Natal pode oferecer riscos aos pets | FOTO: FreePik |

As ceias de Natal e Ano Novo costumam reunir pratos tradicionais e sobremesas típicas, mas o que é saboroso para os humanos pode representar sérios riscos à saúde dos pets. Durante as comemorações, é comum que cães e gatos tentem consumir alimentos da mesa, porém diversos itens não devem ser oferecidos em hipótese alguma.

De acordo com alerta do Hospital Veterinário SOS, ingredientes presentes nas ceias podem causar intoxicação, problemas gastrointestinais e até complicações graves, exigindo atendimento veterinário de emergência. A recomendação é manter esses alimentos longe do alcance dos animais.

Entre os itens considerados mais perigosos está a uva passa, comum em farofas, arroz festivo e panetones. Extremamente tóxica para cães e gatos, sua ingestão pode provocar vômitos, diarreia, dor abdominal e até insuficiência renal aguda, mesmo em pequenas quantidades.

A rabanada, tradicional sobremesa natalina, combina fritura e altas quantidades de açúcar, o que pode causar mal-estar gastrointestinal. Panetones e chocotones também oferecem riscos por conterem açúcar em excesso e, no caso do chocotone, chocolate, substância tóxica para os animais.

O bacon, apesar de popular, é rico em gordura e sal, podendo causar problemas estomacais e afetar órgãos como coração, pulmões e intestino. Doces em geral merecem atenção especial, pois muitos contêm xilitol, adoçante artificial que pode causar queda brusca de glicose, danos ao fígado, obesidade e problemas dentários.

Outro item comum nas ceias é a maionese caseira, presente em saladas, mas que é gordurosa e de difícil digestão para os pets, podendo provocar diarreia e desconforto. Alho, cebola e temperos semelhantes também são tóxicos e podem causar vômitos, dor abdominal e falta de apetite.

Bebidas alcoólicas são totalmente proibidas para animais, pois mesmo pequenas quantidades afetam o fígado e o cérebro, podendo causar intoxicação grave. O peru, símbolo do Natal, apresenta risco por conta dos ossos, que se quebram facilmente e podem ferir a boca, a garganta ou órgãos internos.

Já o bacalhau seco possui alto teor de sal, capaz de sobrecarregar os rins e provocar problemas renais. Nozes e macadâmia, por fim, são oleaginosas tóxicas para os pets e podem desencadear reações adversas.

A orientação é manter esses alimentos fora do alcance dos animais e, em caso de ingestão acidental ou sinais de mal-estar, procurar atendimento veterinário o mais rápido possível.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile