Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Distribuição de 15 mil peixes da espécie tilápia impulsiona pesca e segurança alimentar em Mulungu do Morro

A Iniciativa da Codevasf está ampliando a produção de pescado em comunidades rurais de Mulungu do Morro | FOTO: Reprodução |

Mulungu do Morro foi contemplado com a distribuição de 15 mil peixes da espécie tilápia, por meio de parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os peixes serão destinados às comunidades de Canudos, Lagoa Damasceno e a outros povoados que dispõem de aguadas, ampliando o aproveitamento desses reservatórios e fortalecendo a atividade pesqueira no município.

A iniciativa representa um avanço para a piscicultura local, ao estimular uma prática produtiva que pode gerar renda e diversificar as atividades no meio rural. Com os peixes inseridos nas aguadas, as comunidades passam a contar com uma alternativa econômica sustentável, capaz de complementar a renda das famílias e reduzir a dependência exclusiva de outras atividades agrícolas.

Além do aspecto econômico, a ação também tem impacto direto na segurança alimentar. Parte da produção será destinada ao consumo das próprias famílias, garantindo acesso a uma fonte de proteína de qualidade, nutritiva e de baixo custo. O pescado contribui para a melhoria da alimentação, especialmente em comunidades mais afastadas, onde o acesso a alimentos variados pode ser limitado.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile