Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Sete dias de música, fé e tradição popular marcam comemorações do ‘Dia de Reis’ em Itaetê

Reisado percorre ruas e residências e reforça tradição do Dia de Reis em Itaetê | FOTO: Reprodução |

A celebração do Dia de Reis reuniu fé, cultura e tradição em Itaetê ao longo de sete dias de apresentações e visitas a residências do município. Durante o período, o grupo Samba Raiz percorreu ruas e bairros levando cantos, instrumentos e símbolos que representam uma das mais antigas manifestações da religiosidade popular, encerrando o percurso na noite da última terça-feira (6).

O trajeto do reisado teve como destino final a casa de um dos integrantes do grupo e também secretário de Turismo do município, Cristovem Marcos, onde ocorreu o encerramento da caminhada. O momento foi marcado por confraternização, devoção e celebração coletiva, reunindo participantes e moradores em torno da tradição.

Ao longo do percurso, crianças, adultos e idosos participaram do reisado, vestidos com trajes típicos que reforçam o caráter simbólico da celebração. As visitas às casas foram acompanhadas por músicas e expressões de fé, fortalecendo laços comunitários e mantendo viva uma prática cultural que se fortalece ano após ano.

Para o prefeito Zenildo Matos (PSB), o Dia de Reis ocupa um lugar especial na história local. “O Dia de Reis representa as tradições de Itaetê e já faz parte da identidade cultural do município. É uma manifestação que preserva nossa memória, fortalece a cultura popular e mantém viva a fé que atravessa gerações”, afirma.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile