Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Vacinação contra dengue amplia proteção de crianças e adolescentes em Marcionílio Souza

Ação de vacinação contra a dengue fortalece o controle da doença em Marcionílio Souza | FOTO: Montagem do JC |

A vacinação contra a dengue passou a ser disponibilizada em Marcionílio Souza para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. com foco na redução da circulação do vírus, a iniciativa integra as estratégias de prevenção e controle da doença e na ampliação da cobertura vacinal no município.

Desempenhando um papel fundamental na redução dos casos graves de dengue, a vacina contribui para evitar internações e agravamentos que podem atingir bebês, crianças e adolescentes. Ao estimular a resposta imunológica, a imunização ajuda a conter a circulação do vírus e fortalece a proteção coletiva, especialmente nos períodos de maior incidência da doença.

Além do cuidado direto com a saúde da população, a ampliação da cobertura vacinal tem como objetivo diminuir a sobrecarga nas unidades de saúde. Com menos casos graves no público-alvo, a expectativa é reduzir a demanda por atendimentos emergenciais, permitindo maior eficiência no funcionamento dos serviços de saúde.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode se manifestar com sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, náuseas e vômitos. Em situações mais graves, pode evoluir para sangramentos e complicações severas. A orientação é que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacinação, para garantir a imunização e reforçar a prevenção contra a doença.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile