Vestidos de azul, agentes comunitários de saúde de Seabra, na Chapada Diamantina, iniciaram uma ampla mobilização de prevenção e promoção da saúde. A ação é voltada para moradores com idade entre 45 e 70 anos e busca ampliar a conscientização sobre o câncer de intestino, o segundo mais comum, atrás apenas dos cânceres de mama e próstata — excluindo o câncer de pele não melanoma. A iniciativa integra a Campanha Março Azul 2026, que tem como tema “A Jornada da Vida”.
Capacitados por médicos da Sociedade Brasileira de Endoscopia e Endoscopia Digestiva (SOBED), da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), os agentes estão percorrendo os bairros para orientar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e a realização do exame de sangue oculto nas fezes, por meio do teste FIT. A meta é realizar 8 mil testes, ampliando o rastreamento e possibilitando a detecção precoce da doença. A iniciativa é considerada a maior ação de rastreio de câncer de intestino do Brasil.
A triagem começou em janeiro e segue ao longo de fevereiro. Essa etapa é fundamental para organizar o segundo momento da ação, previsto entre os dias 1º e 7 de março, quando será realizado o mutirão de colonoscopias do Março Azul em Seabra. Serão encaminhados para essa fase os pacientes que apresentarem resultado positivo no teste FIT. A colonoscopia é considerada o exame padrão-ouro para o diagnóstico do câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal ou de cólon, pois permite a visualização direta do cólon e a identificação precoce de lesões suspeitas.
Segundo os organizadores, a estimativa é realizar até 500 colonoscopias durante o mutirão. A operação contará com equipe multiprofissional formada por médicos, anestesistas, enfermeiros e estudantes de todo o país, além do suporte estrutural da Prefeitura de Seabra, do Hospital Regional da Chapada/FABAMED, da Secretaria de Saúde (Sesab) e do Governo do Estado da Bahia.
Pacientes que necessitarem de complementação do tratamento endoscópico serão encaminhados para centros de referência, com acesso a cirurgias oncológicas e tratamentos especializados, quando indicado. A proposta é garantir a continuidade do rastreamento e o início oportuno do tratamento.
Por que Seabra?
Capital da Chapada Diamantina, Seabra foi escolhida para sediar a maior mobilização do Março Azul em 2026 por representar um território com grande potencial de impacto na saúde pública. O município conta com infraestrutura hospitalar capaz de receber cerca de 60 médicos, além de estrutura com seis salas de exames, suporte de anestesiologia, centro cirúrgico e terapia intensiva.
A cidade também permite o acompanhamento dos resultados da campanha, que envolve tanto a realização de exames quanto a conscientização da população. Outro fator destacado é o compromisso da administração municipal em dar continuidade aos exames especializados e ao rastreamento do câncer colorretal após a conclusão da ação.
A campanha
Além do mutirão de colonoscopias, o Março Azul promove educação em saúde, capacitação de profissionais, produção científica e fortalecimento da estrutura hospitalar local, deixando um legado permanente para o município. Todos os anos, uma cidade brasileira é escolhida para receber a mobilização e se tornar, mesmo que temporariamente, um centro de referência em saúde pública.
A campanha é realizada pela SOBED, SBCP e FBG, com apoio da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Com informações de assessoria.

