Um fenômeno pouco conhecido por grande parte dos brasileiros acontece no curso do Rio São Francisco, na divisa entre os municípios de Delmiro Gouveia e Paulo Afonso. Quando o nível de água se eleva, o chamado “Velho Chico” forma impressionantes cataratas, criando um espetáculo natural que chama a atenção pela força e beleza.
A paisagem costuma ser comparada a cenários famosos de grandes quedas d’água, como as Cataratas do Niágara e as Cataratas do Iguaçu, embora ainda seja pouco conhecida no país.
O local também possui importância histórica. Foi ali que surgiu a Usina Hidrelétrica de Angiquinhos, considerada a primeira hidrelétrica de Alagoas. A iniciativa foi liderada pelo empreendedor Delmiro Gouveia, responsável por levar energia elétrica inicialmente ao sertão e posteriormente à capital alagoana, Maceió.
Apesar da relevância histórica e do impacto visual do fenômeno natural, a área ainda não está aberta oficialmente à visitação. Mesmo assim, o local já desperta interesse e tem se destacado como um dos pontos mais impressionantes do sertão alagoano.
Jornal da Chapada

