Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Artista conquistense Madalena Santos Reinbolt é homenageada na Fligê em edição que reúne grandes nomes da literatura brasileira

Fligê celebra Madalena Santos Reinbolt e promove encontro de grandes nomes da literatura na Chapada Diamantina | FOTO: Montagem do JC |

A artista conquistense Madalena Santos Reinbolt será a grande homenageada da 9ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), que acontece entre os dias 13 e 16 de agosto, na Chapada Diamantina. Reconhecida nacional e internacionalmente por sua produção artística em bordados e pinturas que retratam memórias do sertão baiano, Madalena nasceu em Vitória da Conquista, em 1912, e teve sua obra redescoberta e valorizada postumamente em importantes exposições no Brasil e no exterior.

Apesar de ter vivido grande parte da vida em relativo anonimato, a artista ganhou projeção a partir de 2022, quando teve uma exposição individual no Museu de Arte de São Paulo (MASP), reunindo 44 obras sob o título ‘Madalena Santos Reinbolt: uma cabeça cheia de planetas’. Em 2025, seu trabalho também foi exibido no American Folk Art Museum, em Nova York, consolidando seu reconhecimento como uma das vozes mais singulares da arte popular brasileira.

A homenagem na Fligê 2026 contará com uma expografia assinada pela cineasta e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Patrícia Moreira, que também desenvolve um longa-metragem sobre a trajetória da artista. O filme, com estreia prevista para 2027, será protagonizado pela atriz Shirley Cruz e foi gravado em Vitória da Conquista, Salvador e na Chapada Diamantina.

Literatura, encontros e grandes nomes na Chapada Diamantina
Com o tema ‘Literatura e múltiplas formas do dizer’, a Fligê será realizada em Mucugê e deve transformar a cidade em um grande centro de circulação cultural, com debates, lançamentos de livros, apresentações musicais, oficinas, contações de histórias e atividades para diferentes públicos. A programação se espalha por espaços como o Palco Principal, Centro Cultural, Tenda Literária, Fligezinha, Coreto Literário, Beco Literário e Praça das Lanternas Literárias.

Entre os destaques desta edição está o escritor baiano Itamar Vieira Junior, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea e autor de ‘Torto Arado’, obra vencedora do Prêmio Jabuti e sucesso editorial nacional e internacional. Sua participação é considerada uma das mais aguardadas do evento, que consolida a Fligê como uma das principais feiras literárias da Bahia.

A programação também inclui nomes como a escritora Mariana Salomão Carrara, autora dos romances ‘Se deus me chamar não vou’ e ‘É sempre a hora da nossa morte amém’, ambos indicados ao Jabuti; além da poeta Lívia Natália, pesquisadora e autora de obras como ‘Dia bonito pra chover’; e do escritor Vitor Martins, conhecido por livros voltados ao público jovem e por temas ligados à diversidade e representatividade.

Segundo a organização, a proposta da Fligê é ampliar o acesso à literatura em suas múltiplas linguagens, promovendo encontros entre autores, leitores, estudantes e comunidades da Chapada Diamantina e de toda a Bahia. A curadora do evento, Ester Figueiredo, destaca o caráter plural da feira ao afirmar que “a gente está provocando o encontro do público com a literatura nas suas diferentes dimensões e gêneros”.

A expectativa é de que a cidade receba um grande público durante os quatro dias de programação, reforçando o papel da Fligê como um dos mais importantes eventos literários do estado e um espaço de valorização da cultura, da educação e da diversidade artística brasileira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile