Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Sete dos oito municípios que superam três anos sem registros de mortes violentas são da região chapadeira

Diminuição dos índices também se refletiu na segurança durante os festejos de São João | FOTO: Montagem do JC |

Sete municípios da Chapada Diamantina estão entre as oito cidades baianas que superam três anos sem registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). A informação foi divulgada pela Polícia Civil da Bahia nesta terça-feira (30).

Os municípios chapadeiros de Wagner, Abaíra, Ibipitanga, Gentio do Ouro, Dom Basílio, Érico Cardoso e Rio do Pires, além de Planaltino e outros figuram entre os destaques dos indicadores contabilizados pelo Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (Ispe) até o dia 27 de junho de 2026.

De acordo com informações, “esse resultado é atribuído ao trabalho integrado das forças de segurança da Bahia, que atuam de forma conjunta por meio de investigações qualificadas, fortalecimento do policiamento ostensivo, cumprimento de mandados judiciais e operações de combate às organizações criminosas”.

Os números reforçam a tendência de queda da violência letal especialmente nas regiões da Chapada Diamantina e do sudoeste do estado | FOTO: Montagem do JC |

As informações apontam que no topo da lista aparecem Wagner e Rio do Pires, com mais de quatro anos sem registros de CVLIs, somando 1.521 e 1.485 dias, respectivamente. Em seguida estão Abaíra e Gentio do Ouro, ambas próximas de completar quatro anos sem ocorrências. Também se destacam Érico Cardoso, Varzedo, Ibipitanga, Planaltino e Dom Basílio, todos com mais de três anos sem registros desse tipo de crime.

“Os números reforçam a tendência de queda da violência letal no interior baiano, especialmente nas regiões da Chapada Diamantina e do sudoeste do estado. Em 2026, a Bahia registrou redução de 20,7% nos Crimes Violentos Letais Intencionais em comparação com o mesmo período de 2025”, salienta texto da Polícia Civil.

A diminuição dos índices também se refletiu na segurança durante os festejos de São João, tradicionalmente realizados no interior. Entre os dias 19 e 25 de junho deste ano, não houve registro de homicídios consumados nos circuitos oficiais das festas. No mesmo período, foi observada redução de 45,8% nos furtos de celulares e de 63,9% nos crimes relacionados à Lei Maria da Penha.

Conhecida pela tradição da cachaça artesanal, Abaíra agora também se destaca pela melhor qualidade de vida da Bahia | FOTO: Montagem do JC |

A atuação coordenada das forças de segurança inclui ainda o monitoramento de áreas estratégicas, a retirada de armas e drogas de circulação e a rápida elucidação de delitos, fatores que contribuem para a prevenção da violência e a preservação da ordem pública. Participam dessas ações servidores das Polícias Civil e Militar, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Os municípios destacados integram as áreas de atuação das Diretorias Regionais de Polícia do Interior (Dirpins) Oeste/Chapada e Sudoeste, abrangendo as 9ª, 12ª, 13ª, 14ª, 20ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), sediadas em Jequié, Itaberaba, Seabra, Irecê, Brumado e Bom Jesus da Lapa, respectivamente, além de suas Delegacias Territoriais (DTs), todas vinculadas ao Departamento de Polícia do Interior (Depin).

Sair da versão mobile