O Parque Natural Municipal da Muritiba, em Lençóis, na Chapada Diamantina, receberá neste sábado (5), a partir das 9h, uma ação de plantio de mudas nativas ao longo de uma das trilhas da unidade de conservação.
A ação envolve a participação de 25 turistas e atores locais, em uma programação voltada à recuperação ambiental, à sensibilização para a preservação da natureza e à integração entre visitantes, comunidade e instituições públicas.
Batizada de ‘Um Dia Especial no Parque, Plante no Parque’, a programação faz parte da abertura do Festival de Lençóis e pretende aproximar o público das ações de conservação desenvolvidas no município e estimular uma relação mais consciente com os espaços naturais.
O plantio das espécies nativas também contribuirá para a recuperação de áreas ao longo da trilha e para a valorização da paisagem do parque.
A atividade será realizada em parceria entre o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), a Pau Viola Entretenimento e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lençóis.
Além do caráter ambiental, o encontro terá participação de visitantes que estarão no município e de representantes da comunidade local. A proposta é fortalecer a participação coletiva na proteção de uma das áreas naturais de destaque de Lençóis, aproximando o turismo das práticas de conservação.
A programação também integra ações voltadas ao uso público responsável do Parque Natural Municipal da Muritiba, incentivando moradores e visitantes a conhecerem o espaço e compreenderem a importância da preservação dos ambientes naturais.
Para os turistas participantes, a entrada no parque será gratuita durante a atividade. O encontro terá início às 9h, com o plantio das mudas previsto para ocorrer ao longo da trilha.
Jornal da Chapada

