A 27ª edição do Festival de Lençóis reuniu cerca de 30 mil pessoas e movimentou aproximadamente R$ 12 milhões na economia local, durante três dias de programação em Lençóis, na Chapada Diamantina, com atrações musicais, manifestações culturais e ações voltadas à sustentabilidade e à valorização do território.
Com o tema ‘Cante, Plante e Proteja’, o festival teve uma programação voltada à integração entre música, cultura popular e natureza. Entre as atrações estiveram Larissa Luz, Rachel Reis, Banjo Novo, Michel Teló e Cidade Negra.
“Encerramos a 27ª edição com um saldo muito positivo. É um evento que se consagrou na Bahia e consegue unir música à natureza. Este ano, também tivemos plantio de plantas nativas, que é de uma grandiosidade porque, além de estar aqui usufruindo da beleza da Chapada Diamantina, a pessoa contribui com esta ação”, afirmou Paula Resende, idealizadora e realizadora do Festival de Lençóis.
A última noite do evento foi realizada na Praça Horácio de Matos, com apresentações de Cidade Negra e Larissa Luz. A Filarmônica Lyra Popular de Lençóis também integrou a programação de encerramento.
Além das atrações musicais, a edição de 2026 contou com ações de sustentabilidade, entre elas o plantio de espécies nativas. A programação também valorizou expressões culturais da Chapada Diamantina. As informações são do Alô Alô Bahia.

