Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lavra Seca, cidade fictícia da novela ‘Lá na Minha Terra’, ganha cenas gravadas em pontos turísticos da região chapadeira

Parte do elenco de ‘Lá na Minha Terra’ reunida durante as gravações na Bahia; a novela tem estreia prevista para 9 de novembro, no horário das seis da TV Globo | FOTO: Divulgação/TV Globo |

A Chapada Diamantina, no interior da Bahia, recebeu as gravações de ‘Lá na Minha Terra’, próxima novela das seis da TV Globo, com estreia prevista para 9 de novembro. Durante cinco dias, cerca de 100 profissionais e parte do elenco registraram cenas que vão compor Lavra Seca, a cidade fictícia da trama, em locais escolhidos pela equipe por reunirem serras, vegetação, cachoeiras e grutas com acesso viável para os equipamentos.

Segundo a emissora, as filmagens passaram por pontos como o Mirante do Camelo, os Gerais do Dandá, a Cachoeira dos Mosquitos e o Morro do Pai Inácio. Os complexos de grutas Lapa Doce e Torrinha, no município de Iraquara, foram os primeiros cenários utilizados. Estiveram no local os atores Dira Paes, Mateus Solano, Lucy Alves, Danilo Mesquita, Miguel Rômulo, Thardelly Lima e Arianne Botelho.

O diretor artístico, Allan Fiterman, afirmou que a escolha foi resultado de uma pesquisa feita pela produção, que visitou diferentes regiões antes de definir os cenários. Ele disse ainda que as locações exigiram esforço da equipe e que saiu da Chapada com vontade de voltar.

Protagonista da trama, Dira Paes interpreta Rosenda, arrendatária das terras do fazendeiro Almerindo Mourão (Mateus Solano). Ela vive com os filhos à espera do marido, Severino (Daniel de Oliveira), desaparecido há mais de 15 anos. Para a atriz, a paisagem ajudou na construção da personagem. “Sem a Chapada eu não consigo mais imaginar a novela”, disse. Ela contou que a viagem até a região durou quase dez horas.

Cerca de 100 profissionais, entre técnicos e atores, participaram das gravações em áreas de vegetação, serras e cachoeiras da região, que exigiram deslocamentos e estrutura especial | FOTO: Divulgação/TV Globo |

Natural de Salvador, Danilo Mesquita vive o vaqueiro Raimundo Gerardo, descrito pela emissora como um homem simples, trabalhador e ligado à terra. O ator afirmou que “é sempre uma delícia atuar em casa” e lembrou que este é seu terceiro trabalho na Bahia. Já Arianne Botelho, intérprete de Maria Lina, filha de Rosenda, contou que visitou o Morro do Pai Inácio há cerca de dez anos e pediu, no alto da formação, para protagonizar uma novela da Globo. Hoje, ela grava no mesmo local.

Natural de Salvador, o ator Danilo Mesquita, que vive o vaqueiro Raimundo Gerardo, posa em meio à paisagem baiana durante as gravações da novela | FOTO: Divulgação/TV Globo |

‘Lá na Minha Terra’ é descrita como uma fábula contemporânea sobre amor, fé e pertencimento e integra o universo de ‘No Rancho Fundo’ e ‘Mar do Sertão’. A novela é produzida nos Estúdios Globo, com criação e texto de Mario Teixeira, que contou com a colaboração de Marcos Lazarini, Letícia Mey, Mariana Torres, Pedro Alvarenga e Raul Damasceno. A direção artística é de Allan Fiterman, a direção geral de Pedro Brenelli e a direção de dramaturgia de José Luiz Villamarim. Mariana Pinheiro assina a produção, e Lucas Zardo, a produção executiva.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile