Brasil: Acampamento promove aulas de ciências espaciais

Postado em jan 27 2014 - 8:19pm por Jornal da Chapada
base

O Space Camp é realizado pela Acrux Aerospace Technologies em parceria com a OBA | FOTO: Divulgação |

Unir diversão e conhecimento científico. Essa é a proposta do Space Camp 2014 (Acampamento Espacial, em inglês), que acontece do dia 28 de janeiro a 02 de fevereiro, em Paraibuna, São Paulo. O evento vai reunir cerca de 110 estudantes e professores que participaram da última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além de assistir a palestras com especialistas sobre satélites, foguetes, aviões e astronomia, eles vão realizar observações astronômicas e experimentos de física e de química.

O Space Camp é realizado pela Acrux Aerospace Technologies em parceria com a OBA. Segundo Oswaldo Loureda, idealizador do projeto, as atividades programadas visam incentivar a cooperação e o trabalho em equipe. Outra iniciativa que pretende envolver os participantes será a construção de robôs, foguetes e até de satélites.

lançamento

Segundo o astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da OBA, o país precisa de iniciativas como essa para despertar o interesse nos estudantes para as ciências espaciais | FOTO: Reprodução |

“A ideia é empolgar e motivar os jovens pelo campo da ciência e tecnologia, ensinando conceitos importantes como, por exemplo, organização de projetos e metodologia científica”, explica Loureda. O programa vai contar com uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e a Space Party, uma festa à fantasia com o tema científico em que a melhor será premiada. “Os jovens terão um verdadeiro curso intensivo sobre astronáutica, robótica e foguetes”, diz com entusiasmo.

Segundo o astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da OBA, o país precisa de iniciativas como essa para despertar o interesse nos estudantes para as ciências espaciais. “É importante criar oportunidades para disseminar o conhecimento científico entre os jovens e aproximá-los de pesquisadores e astrônomos”, ressalta.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.