Início de mês com temperaturas elevadas e poucas chuvas na maior parte da Bahia

JC
Postado em jan 30 2014 - 9:55pm por Jornal da Chapada
temperatura

Mesmo com a atuação da massa de ar, temperaturas mais amenas (com mínimas podendo chegar aos 16°C ) ainda deverão ser registradas na Chapada Diamantina e sudoeste | FOTO: Ilustração/Jornal Bom Dia RS |

Neste primeiro final de semana de fevereiro, o tempo na Bahia será de poucas mudanças em relação às condições observadas durantes os últimos dias. Isto significa que a massa de ar quente e seco continua mantendo a nebulosidade reduzida e as temperaturas elevadas em praticamente todo o estado.
Com isso, nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde há maior influência desse sistema, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro e com chances reduzidas de ocorrer chuvas. Nessas áreas as temperaturas continuam elevadas, com máximas variando de 32°C a 34°C.

Na cidade de Salvador e região metropolitana, as temperaturas seguem elevadas (mínimas de 24°C e máximas de 31°C ) que, somada a umidade vinda do mar, favorece a ocorrência de chuvas fracas. Mesmo com a atuação da massa de ar, temperaturas mais amenas (com mínimas podendo chegar aos 16°C ) ainda deverão ser registradas na Chapada Diamantina e sudoeste, principalmente nas áreas serranas dessas regiões, onde também estão previstos eventos isolados de chuvas fracas.

A umidade vinda do Oceano Atlântico é que mais contribui para aumentar a nebulosidade nas regiões nordeste, Recôncavo e sul, deixando o céu parcialmente nublado. Eventos de chuvas fracas também são esperados em algumas áreas do Recôncavo e sul, especificamente nas mais próximas ao litoral.

Maré e radiação
Entre esta sexta-feira e domingo ( 31 a 2), a maré deverá atingir a altura máxima em torno de 5h e das 17h, com valores variando de 1,9 a 2,7 metros . Já as alturas mínimas deverão ocorrer entre as 11 e 23h, com valores variando de 0,1 a 0,7 metro . As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Os índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) devem variar de 12 a 13, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria ‘Extrema’. Portanto, são necessários certos cuidados como utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros (com fator de proteção) e roupas leves durante o tempo de exposição ao sol, o que pode diminuir os danos causados por essa radiação à saúde, especificamente à pele e aos olhos.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.