Beneficiamento do umbu é alternativa de renda para agricultores em Irecê

Postado em fev 18 2014 - 1:00pm por Jornal da Chapada
umbu

A capacitação, dividida em aulas teóricas e práticas, é uma iniciativa do Centrefértil, em parceria com as associações dos municípios de São Gabriel e Central | FOTO: Reprodução |

O umbu é um importante fruto do semiárido, com um sabor peculiar de alta qualidade nutritiva e rico em vitaminas. Diante desta importância, o Centro de Formação de Agricultores Familiares de Irecê (Centrefértil), unidade da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), já capacitou 14 turmas nos dois primeiros meses deste ano sobre métodos para o beneficiamento do umbu. Nesta terça-feira (18), 20 agricultores da Comunidade Lagoa Grande, município de São Gabriel, participam do curso sobre os derivados do umbu. Na quarta-feira, são os agricultores da Comunidade Morro do Gregório, município de Central, que aprendem a beneficiar o umbu.

A capacitação, dividida em aulas teóricas e práticas, é uma iniciativa do Centrefértil, em parceria com as associações dos municípios de São Gabriel e Central. Os agricultores terão acesso aos dados de produção e características da planta, bem como o cultivo do umbuzeiro, preparação da área e o solo. Também aprenderão receitas como umbuzada, geleia, pudim de polpa de umbu, mousse, brigadeiro.

De acordo com o técnico da EBDA e expositor das aulas, Arnou Dourado, o beneficiamento do umbu é uma excelente alternativa de renda para as famílias rurais que vivem no semiárido. “Nas aulas, enfatizo a importância de difundir a cultura do umbu para nossa região, incentivando o seu replantio e direcionando os diálogos para a garantia de renda extra para os agricultores”. Dourado afirma que existem mais de 130 espécies de umbu e do seu processamento podem ser obtidos 48 subprodutos para consumo in natura ou comercialização dos derivados do fruto a baixos preços.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.