Ícone do site Jornal da Chapada

Livro Chapada Diamantina: Culinária & História recebe prêmio internacional

livro
Resultado de uma ampla pesquisa, Chapada Diamantina: Culinária & História faz um apanhado histórico da rica culinária da região | FOTO: Reprodução/Capa |

Com selo da Editora Senac, o livro Chapada Diamantina: Culinária & História está entre os melhores livros de gastronomia do mundo lançados em 2013. Isso porque a publicação acaba de receber o prêmio Gourmand World Cookbooks Awards 2013, na categoria Melhor Livro de Culinária Regional do Brasil. Tal distinção garante também uma vaga na disputa do The Best in the World, que elege os melhores livros por categoria entre os vencedores de cada país. O resultado do prêmio máximo da literatura gastronômica mundial sairá em maio durante a Beijing Cookbook Fair, na China.

Resultado de uma ampla pesquisa, Chapada Diamantina: Culinária & História faz um apanhado histórico da rica culinária da região da Chapada Diamantina, incluindo mais de 60 receitas, todas assinadas por antigos moradores e por chefs de cozinha do circuito turístico local. O seu lançamento, em outubro de 2013, também marcou o primeiro ano de atividades do Núcleo de Educação Profissional do Senac Bahia, em Lençóis.

O historiador Delmar Alves Araújo assina a pesquisa histórica e a edição é de Marília Pessoa. A redação é das jornalistas Margareth Branca Pires, Laís Andrade Correard e Thaís Castilho Pinto. As fotos exclusivas são do fotógrafo Saulo Kainuma e o prefácio leva a assinatura de um ilustre filho da terra, o escritor e cineasta Orlando Senna. O índice de receitas é um deleite para o paladar e a curiosidade, com pratos como Pudim de Aipim com Cachinhos de Mamão Verde, Pastel de Palmito de Jaca e Mousse de Capim-Santo, que refletem toda a peculiaridade culinária da região chamada de Oásis do Sertão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas