• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Assessoria

Livro de receitas de culinária saudável da Chapada Diamantina é lançado pelo Senac

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
14 outubro 2015 - 18h48
no Assessoria, Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Saúde
1
Livro de receitas de culinária saudável da Chapada Diamantina é lançado pelo Senac
foto67
A publicação é fruto de pesquisa do historiador Delmar Araújo sobre alimentação saudável e sua relação com a região | FOTO: Divulgação |

Que o ecoturismo na região da Chapada Diamantina é forte, todos sabem. Mas além da busca pela contemplação, do descanso, aventura e de conhecer todo o patrimônio cultural, cresce o número de visitantes que vão para a região fazer turismo gastronômico. E uma das grandes marcas, que dá identidade à culinária chapadeira é a proximidade da comida com a natureza, a comida natural.

Para endossar o caldo desta vertente da culinária de Lençóis, o Senac lançou o livro ‘Culinária Sustentável da Chapada Diamantina’, na última quinta (8), no Núcleo de Educação Profissional, na cidade de Lençóis. A publicação é fruto de pesquisa do historiador Delmar Araújo sobre alimentação saudável e sua relação com a região, reunindo receitas de moradores, divididas entre os capítulos café da manhã, almoço, jantar, doces e sobremesas, receitas sem glúten, temperos e acompanhamentos.

“Na Chapada Diamantina, a utilização de elementos naturais da região criou uma culinária particular e a está transformando em um polo gastronômico com características próprias”, diz o diretor-geral do Senac, Sidney Cunha, na apresentação do livro. O título não será comercializado e servirá como material de aula nos cursos do Senac. As bibliotecas das unidades na Bahia e em outros estados disponibilizarão exemplares para consulta aos alunos da instituição.

A diretora regional, Marina Almeida, prestigiou o lançamento, realizado em meio ao tradicional festival de música que este ano deve atrair 30 mil baianos e turistas à cidade. O ‘Culinária Sustentável da Chapada Diamantina’ tem coordenação editorial da Gerência de Marketing e Comunicação do Departamento Nacional do Senac, com a colaboração de Margareth Branca Pires e da equipe de redação da Flora Comunicação. A pesquisa e redação histórica é assinada pelo historiador Delmar Alves Araújo.

História
O casamento do Senac com a gastronomia da Chapada Diamantina começou com o lançamento de Chapada Diamantina: Culinária & História, em 2013. Com selo da Editora Senac, o título virou um sucesso editorial, recebendo, inclusive, um prêmio internacional de literatura gastronômica. Jornal da Chapada com informações Uefs.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Ações do governo controlam incêndios florestais na Chapada Diamantina e no Oeste

Próximo Post

Chapada: Montaria em Iramaia movimenta o setor de cultura no mês de novembro

Próximo Post

Chapada: Montaria em Iramaia movimenta o setor de cultura no mês de novembro

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.