Ícone do site Jornal da Chapada

ACM Neto diz que definição da chapa de oposição fica para após o carnaval

neto
O prefeito ACM Neto durante o discurso que proferiu na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Salvador | FOTO: Reprodução/Valter Pontes/Agecom |

A sessão de abertura do segundo período legislativo da Câmara de Salvador, ocorrida ontem, foi marcada pelo discurso do atual prefeito ACM Neto (DEM), que fez um extenso relato das ações e serviços que foram implementados em seu primeiro ano de gestão e pontuou o que está reservado para acontecer em 2014. Observado pelos vereadores, pelo presidente do DEM na Bahia, deputado Paulo Azi, a vice-prefeita Célia Sacramento e o conselheiro do TCM, Francisco Neto, o gestor prometeu resolver o problema da mobilidade urbana, com investimento de novos e modernos transportes, além de destacar sua sintonia com os governos estadual e federal.

“É preciso recuperar o tempo perdido. Quero essa cidade na dianteira, como a primeira do Brasil… A prefeitura de Salvador, até 2012, tinha dificuldades em contrair empréstimo ou receber repasses do Governo Federal. Hoje a situação é outra. A nossa administração já atende a todas as exigências previstas no Cadastro Único de Convênios, o CAUC, do Ministério da Fazenda”, disse Neto.

Entretanto, esses não foram os assuntos que dominaram o atendimento à imprensa, que fez questionamentos diversos ao democrata, desde o aumento do IPTU até a participação dele na política este ano como cabo eleitoral da oposição a Jaques Wagner. Sobre a reunião com o ex-governador Paulo Souto na última sexta-feira (31), ACM Neto deixou evidente que não tem nada decidido e avisou que tem muito ruído na comunicação.

“Tem muito disse me disse. Não faço política nem por disse me disse, muito menos por especulação de ninguém, nem da imprensa. Faço política olhando no olho, conversando com as pessoas. E nós não temos nenhuma decisão, e a decisão, quando ela for tomada, ela vai ser anunciada, e não será anunciada antes do Carnaval”, respondeu à Tribuna.

Já a respeito da volta da participação do ex-governador Paulo Souto na chapa majoritária da oposição para disputar o Palácio de Ondina, ACM Neto disse que nunca soube se Souto estava dentro ou fora. “Quem pode responder é ele. Ele nunca me disse que queria, ou que não queria. Então, aí é perguntar a ele”.

Sintonia com a população
Dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Câmara (PSDB), a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos também teve seu momento de protesto, mesmo que silencioso. É que o vereador Hilton Coelho (PSol) fez uma manifestação sobre o aumento do IPTU. Ele segurava um cartaz com o seguinte letreiro: “Aumento do IPTU massacra assalariados”. O assunto pretende dominar as pautas do Legislativo neste início de retorno dos trabalhos, principalmente na bancada de oposição ao prefeito ACM Neto. O PT, por exemplo, ensaia entrar na Justiça contra o aumento.

Já o presidente da Casa destacou que a Câmara está cada vez mais em sintonia com a sociedade, atenta aos anseios dos soteropolitanos, ajudando a elevar a autoestima da população. “Neste ano temos novos desafios, que serão superados com trabalho e dedicação, o que é uma marca desta legislatura. Trabalharemos para concluir a reforma do regimento interno da Câmara, e a lei orgânica do município, e teremos a TV Câmara transmitida em canal aberto, o que significa a democratização das informações da Casa e transparência, outra característica dessa legislatura”, informa o presidente Paulo Câmara.

Essa nova legislatura também tem mudança no quadro de vereadores. Com a saída de Edvaldo Brito (PTB) para compor o secretariado de Jaques Wagner, a edil Vânia Galvão (PT) assume o seu lugar. A solenidade de posse da petista acontece hoje, às 9h, na presidência da Câmara. Já às 11h acontece a reunião do Colégio de Líderes, para tratar dos assuntos de isenção da taxa de lixo. Extraído da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas