Ícone do site Jornal da Chapada

Joaquim Barbosa manda prender deputado João Paulo Cunha

cunha
O mandado de prisão para o deputado foi assinado no início desta tarde | FOTO: Reprodução |

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, decretou nesta terça-feira (4) a prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). Um dos poucos condenados do processo do mensalão que permanece em liberdade, o parlamentar petista passou a manhã em seu apartamento em Brasília. O mandado de prisão foi assinado no início desta tarde, segundo a assessoria de imprensa do STF. Ainda não há informações sobre se a Polícia Federal (PF) já recebeu a ordem de prisão.

Antes de Barbosa sair de férias no começo de janeiro, ele decretou o fim do processo do mensalão para Cunha, mas não expediu o mandado de prisão. Barbosa reassumiu a presidência do tribunal nesta segunda e, nesta terça, expediu o mandado. Os ministros Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, que assumiram a presidência do tribunal provisoriamente por conta da ausência de Joaquim Barbosa, não tomaram nenhuma decisão sobre o caso. Durante a viagem, Barbosa chegou a criticar os colegas de tribunal por não terem assinado a ordem de prisão do parlamentar, mas ninguém se envolveu na polêmica.

Além da definição sobre a situação de João Paulo Cunha, o retorno de Joaquim Barbosa ao Supremo deve dar fim ao impasse relacionado a outro réu, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Jefferson pediu o direito a prisão domiciliar, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, opinou para que ele cumpra a pena na cadeia. Joaquim Barbosa, agora, terá de dar uma decisão final. Dos 25 condenados pelo STF no julgamento do processo do mensalão, 19 estão em presídios, um em prisão domiciliar (José Genoino), outro foragido (Henrique Pizzolato) e dois aguardam julgamento de recursos (João Cláudio Genu e Breno Fischberg). Dos que já poderiam estar presos, somente Cunha e Jefferson permanecem em liberdade. Com informações do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas