Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Candidata de 28 anos é eleita Deusa do Ébano 2014

foto
Cynthia Paixão de Jesus é a Deusa do Ébano 2014 | FOTO: Max Haack/Ag Haack |

Cynthia Paixão, 28 anos, foi eleita a Deusa do Ébano 2014. A eleição ocorreu na noite de sábado (8), durante a Noite da Beleza Negra na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador. Ela é moradora do bairro de Valéria e vai desfilar em um carro alegórico durante o Carnaval 2014, além de acompanhar e representar o Ilê Aiyê nas apresentações dentro e fora do Brasil.

Cynthia concorreu com outras 14 finalistas. Ao todo, 60 mulheres entre 18 e 40 anos se inscreveram no concurso. As finalistas tiveram que atender aos requisitos de beleza, atitude, dança afro e conhecimento sobre a história do Ilê Aiyê e do povo negro na Bahia. As candidatas ficaram hospedadas a partir de sexta-feira (7) até à tarde de sábado, onde seguiram para a sede do bloco para se arrumarem para a festa e, em seguida, se apresentarem.

Noite da Beleza Negra 2014 contou com a apresentação do grupo Fundo de Quintal e de diversos convidados musicais. O ator Lázaro Ramos fez abertura do evento. Representantes do Núcleo de Teatro de Alagoinhas e dos blocos afros Muzenza, Cortejo Afro, Filhos de Gandhi e Malê Debalê também participaram.

Mudança
Como novidade para este ano, o bloco resolveu ampliar a faixa etária das concorrentes, que puderam ter até 40 anos de idade. O presidente do bloco Antônio Carlos Vovô explicou o motivo da mudança.

“A gente estava conversando e resolvemos abrir o concurso para mulheres de outras idades acima de 30 anos. O bloco também comemora 40 anos, então isso é importante. Por que só as mulheres de até 30 anos? Vamos colocar mais” contou Vovô. No concurso foram analisados os trançados dos cabelos, as vestimentas, além da atitude, a graça e a desenvoltura das candidatas nas danças afro-baianas. Extraído do site G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas