Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Gestantes e estudantes da região terão benefícios de kits da Rede Cegonha e óculos

bahia
A Rede Cegonha, iniciativa instituída em 2011 pelo Ministério da Saúde, tem parceria dos governos estadual e municipais | FOTO: Meramente Ilustrativa/O Globo |

Mais de 20 mil gestantes baianas de 163 municípios receberão kits da Rede Cegonha, contendo itens dos cuidados básicos com o bebê, como fraldas. A entrega será nesta sexta-feira (14), às 14h, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. O evento terá as participações do governador Jaques Wagner e do secretário da Saúde do Estado, Washington Couto. Também serão entregues 2.203 óculos do projeto Olhar Brasil, sendo 1.643 referentes ao Saúde em Movimento na Escola/Programa Saúde na Escola e 560 referentes ao Programa Todos pela Alfabetização/Programa Brasil Alfabetizado. Os óculos contemplarão estudantes de 13 municípios da região de Itaberaba e também de Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

A Rede Cegonha, iniciativa instituída em 2011 pelo Ministério da Saúde, tem parceria dos governos estadual e municipais e consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto, bem como a criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e o desenvolvimento saudáveis.

O Olhar Brasil visa reduzir as taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes cidadãos. Em 2013, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) começou a levar atendimento para alunos de 7 a 14 anos do ensino fundamental, através da Estratégia Saúde em Movimento Na Escola / Projeto Olhar Brasil. Para alunos do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) / Projeto Brasil Alfabetizado, o atendimento através da Estratégia Saúde em Movimento começou a ser disponibilizado em 2009, realizando regionalmente consultas oftalmológicas, exames e, quando necessário, cirurgias de catarata.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas