Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Agricultores se mobilizam e cobram avanço na saúde pública de Jacobina

jacobina
Ocupação da prefeitura de Jacobina por grupo de trabalhadores rurais | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

Cerca de 75 agricultores do município de Jacobina, na Chapada Diamantina, ocuparam a sede da prefeitura na última sexta-feira (7). O grupo participa da “Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas” e cobraram uma reunião com o prefeito para tratar da segurança pública e da saúde em várias localidades da região. Eles foram recebidos pelo prefeito, Rui Macedo (PMDB), e deixaram o prédio depois de cerca de duas horas. No encontro, foram apresentados os projetos que estão sendo desenvolvidos para as questões levantadas. Uma nova reunião foi marcada para o dia 25 de março.

Segundo uma das líderes da mobilização, Erica Anne Oliveira, de 22 anos, estão na pauta de reivindicações melhorias na educação, saúde e questões do direito básico para a população rural. “Foi protocolado na última reunião, em junho do ano passado, a construção de uma unidade de saúde, mas até hoje não tivemos resposta de nada do que foi negociado”, disse. Ainda de acordo com a camponesa, cerca de cinco mil pessoas vivem no distrito do Junco e um único posto de saúde tem dois médicos trabalhando, um dentista e um clínico geral, que não dão conta da demanda.

Manifestantes apresentaram reivindicações em reunião com prefeito em Jacobina | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

O grupo pede a criação de uma unidade de saúde satélite, no povoado do Contorno de José Gonçalves, além de novos médicos do programa federal “Mais Médicos” e mais agentes de saúde para áreas desprovidas de atendimento. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Jacobina informou que os manifestantes não chegaram a ocupar a sede da administração, como foi informado por eles, mas entraram no local para pressionar uma reunião.

As exigências dos manifestantes já vem sendo atendidas pela prefeitura, informa a gestão, a exemplo da construção de uma nova UTI neonatal, UTI para crianças, além de 17 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que estavam fechadas e foram reabertas. Também foram anunciadas a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma unidade de saúde. A prefeitura também informou que uma unidade de saúde móvel já opera na região e que pode ser uma alternativa para a população.

“Estamos em processo seletivo para novos profissionais e já estamos chamando alguns. Também foi anunciado um banco de investimentos. Os problemas na saúde que temos agora são questões da gestão passada, que não foram entregues e estamos lutando para entregar, como as UPAs e as UTIs. Apenas a SAMU não vamos conseguir resgatar”, disse o diretor de comunicação da Prefeitura de Jacobina, Arivaldo Marques Júnior. Extraído do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas