Ícone do site Jornal da Chapada

Oito partidos vão dialogar com Lídice para apoiar sua eleição

lidie
Os partidos nanicos estão ávidos para fazer uma bancada com dois deputados para federal e até quatro para estadual e devem apoiar o projeto do PSB na Bahia | FOTO: Reprodução |

Um dia depois de sinalizar que pode marchar longe da orientação da executiva nacional da sigla, de apoiar a candidatura do PSB na Bahia, o presidente da executiva estadual do PPS, Joceval Rodrigues, se reuniu com dirigentes de oito partidos pequenos (PSDC, PRP, PMN, PTdoB, PPL, PEN, PTC e PPS) para tratar sobre a ampliação do diálogo com a candidata socialista Lídice da Mata. A intenção é amadurecer a ideia de um possível apoio para a candidata do PSB na corrida ao governo do estado. No entanto, o que Joceval e os outros dirigentes das siglas têm afirmado é que o apoio será dado ao candidato que apresentar a melhor proposta de coligação na proporcional. Os nanicos estão ávidos para fazer uma bancada com dois deputados para federal e até quatro para estadual.

Na segunda (10), o presidente estadual do PPS, Joceval Rodrigues, reafirmou a existência da frente, enalteceu o diálogo existente com os candidatos ao governo e datou para abril a batida do martelo do apoio. “Nossa frente é programática, veremos os programas dos candidatos e assim será o norte do nosso encontro com Lídice da Mata. Já tivemos contatos com Geddel e outros pré-candidatos, por exemplo, e, como já disse, veremos também a situação da eleição proporcional para apoiarmos à majoritária e só assim poderemos tomar as decisões”, declarou.

Quem reafirmou as declarações de Joceval foi o presidente do PSDC, Antônio Albino. O mandatário da sigla acredita que do diálogo surgirá o consenso. “A senadora Lídice queria conversar com a gente faz um bom tempo e agora conseguimos agendar o encontro. Nossa ideia é ter foco na eleição para deputado, pois não teremos candidato a governador saído desses oito partidos. O interesse é nosso para participar do processo e, com certeza, vamos ouvir todos e analisaremos o melhor para a Bahia”, afirmou.

Durante o dia, o secretário estadual do PPS, Marcos Vieira, enviou nota para a Tribuna da Bahia contestando as declarações do presidente, Joceval Rodrigues (PPS). No texto, ele afirma que a sigla poderá apoiar a candidatura de Lídice da Mata (PSB) e que a agremiação não faz parte de frente partidária, como citado na reportagem. Ainda foi argumentado que “compete ao diretório estadual a decisão de apoio político e não ao presidente do partido”. Nos escritos também foi informado que está marcada para o dia 12 de abril uma convocação ordinária que decidirá pelo indicativo de coligação ao pleito da socialista, para seguir o alinhamento nacional da legenda.

Questionado, o vereador, mandatário da legenda, garantiu a existência da frente partidária, enalteceu a conversa das siglas ao apoio à senadora Lídice da Mata (PSB) na corrida ao Palácio de Ondina e disse que não comentaria mais nenhum assunto referente à polêmica em torno da matéria. Já o presidente do PSDC, Antônio Albino, confirmou a participação do PPS na frente partidária, o que desmente a nota e as declarações de Vieira. “O PPS está com a nossa frente. O grupo anterior que comandava a sigla é que está fazendo o jogo contrário. Mas Joceval e o PPS estão juntos sim”, afirmou. Extraído da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas