Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Médicos cubanos iniciam atendimentos no município de Uruçuca

bahia
Servidores e médicos do Programa Mais Médicos participam de encontro para detalhar dados do município | FOTO: Ascom Uruçuca |

Os dois médicos cubanos do programa federal “Mais Médicos” foram apresentados nesta terça-feira (18) à população do município de Uruçuca, no sul da Bahia, pela prefeita Fernanda Silva (PT) e pela secretária de Saúde Michele Fernandes. Ao lado do secretariado municipal, de membros da sociedade civil, vereadores e servidores, os médicos cubanos tiveram acesso aos dados geoeconômicos e epidemiológicos da região. O doutor Luiz Alberto Mass Sosa e a doutora Cecília Vitória Galan Lopes afirmaram, durante o evento no Centro Cultural Água Preta, que a pretensão “é de ajudar nas ações da Saúde do município”.

Na apresentação com os profissionais, a gestora petista lembrou a falta de médicos no início de sua gestão, ocasionada, principalmente, pelos quatro meses de atrasos salariais da administração passada, em 2012. “Naquela ocasião, nenhum médico queria trabalhar no município, o que levou a gente a buscar profissionais, por meio de outros prefeitos da região. Agora temos o engajamento dos cubanos com a política de saúde preventiva, que é uma referência mundial, e que irá se encaixar nas necessidades dos postos de saúde em Uruçuca”, pontua Fernanda Silva. Ela ainda destaca que durante 2013 teve de correr o risco de ultrapassar os limites da folha de pagamento para oferecer o máximo de emprego aos uruçuquenses e ter médicos para atendimento.

A solenidade no Centro Cultural foi iniciada pelo secretário de Desenvolvimento Social, José Nazal, que fez um breve relato sobre o município de Uruçuca, desde sua fundação até os dias atuais para os médicos cubanos. Logo após, a secretária de Saúde Michele Fernandes saudou os profissionais estrangeiros e ressaltou a importância da nova missão em Uruçuca. “O município inclusive já solicitou mais dois médicos para quando o governo federal dispor de novos profissionais para o programa. Esse intercâmbio já existe há muitos anos e vamos melhorar ainda mais o atendimento da atenção básica, com foco na família”, completa a titular da Saúde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas