Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Assentamentos recebem ações de qualificação e desenvolvimento do Incra

foto
O incentivo do Incra através dos créditos permitiram que 1,3 mil famílias de trabalhadores rurais tivessem suas casas recuperadas | FOTO: Reprodução/Incra |

A qualificação de assentamentos por parte do Incra/BA tem permitido avanços no que diz respeito à melhoria na vida dos trabalhadores rurais da reforma agrária na Chapada Diamantina. Em 2013, por exemplo, houve concessão de créditos para reforma de moradias e para o fortalecimento da agricultura familiar, além de ações de recuperação e limpeza de aguadas e implantação de sistemas de abastecimento de água. O território é um dos principais na concentração de assentamentos rurais na Bahia. Ao todo são 3,5 mil famílias de trabalhadores rurais assentados, produzindo em 47 áreas de reforma agrária espalhadas pelo território.

Só o município de Itaetê possui 10 assentamentos rurais onde residem 768 famílias. Nessas 10 áreas, já foram construídas e recuperadas quase na totalidade das moradias. Outro município de destaque na reforma agrária da região é Morro do Chapéu com nove assentamentos onde vivem 348 famílias. O incentivo do Incra através dos créditos permitiram que 1,3 mil famílias de trabalhadores rurais tivessem suas casas recuperadas melhorando o conforto de suas moradias. Ocorreu ainda a liberação de Crédito Semiárido para 705 famílias que vivem nas regiões mais castigadas pela estiagem de 2012.

Só o município de Itaetê possui 10 assentamentos rurais onde residem 768 famílias | FOTO: Reprodução/Incra |

Qualificação
Nove assentamentos estão recebendo obras de recuperação de aguadas, onde vivem 1,1 famílias. Algumas dessas obras serão concluídas até julho de 2014, permitindo o consumo dos animais dos assentados e evitando prejuízos causados por grandes estiagens. Outros quatro assentamentos tiveram sistemas de abastecimento de água implantados, o que leva água potável e com qualidade para o consumo para 189 famílias assentadas.

Outro exemplo de qualificação foi à concessão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para 300 famílias de trabalhadores rurais que foram beneficiadas, na modalidade Estiagem do crédito, com 3,6 milhões.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas