Ícone do site Jornal da Chapada

Peixamentos marcarão Dia Mundial da Água em dois municípios do sertão baiano

peixamento
Serão soltos no trecho do rio São Francisco de Xique-Xique, na sexta-feira (21), cerca de 30 mil alevinos de curimatã pacu e curimatã pioa, que são espécies nativas | FOTO: Codevasf |

Em Xique-Xique e em Riacho de Santana, no sertão da Bahia, o Dia Mundial da Água – celebrado em 22 de março –, será marcado por uma ação que visa à recomposição e à preservação da ictiofauna na bacia do Rio São Francisco. Os peixamentos serão realizados pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, ligado à 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).

Serão soltos no trecho do rio São Francisco de Xique-Xique, na sexta-feira (21), cerca de 30 mil alevinos de curimatã pacu e curimatã pioa, que são espécies nativas. Antes, na quinta-feira (20), ação semelhante acontecerá em Riacho de Santana.

“Os eventos são de grande importância para divulgação e promoção das ações educativas de preservação e conservação dos recursos pesqueiros. Visando atender às metas de revitalização do São Francisco, distribuiremos cerca de 15 mil alevinos para peixamentos de Aguadas e Lagoas, em Riacho de Santana, e 30 mil para repovoamento direto do São Francisco, em Xique-Xique”, diz Charles Fabian, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique.

O centro iniciou seus trabalhos em abril de 2009 e produz, por ano, cerca de 1,5 milhão de alevinos, entre espécies nativas e exóticas. “Essas ações de inserções de espécies nativas têm finalidade econômica, social e ambiental, beneficiando diretamente as populações locais. Elas geram renda e produção de proteína animal, e permitem a recomposição das populações de peixes, reduzidas pela pesca extrativa”, explica Charles Fabian.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas