#Bahia: MP convoca reunião emergencial para discutir seca em Lagoa na Bacia do São Francisco

Postado em ago 31 2017 - 10:57am por Jornal da Chapada
lagoa

Na reunião serão discutidas ações concretas para a recuperação da lagoa | FOTO: Divulgação/MP-BA |

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) convocou uma reunião emergencial para esta quinta-feira (31), em Xique-Xique, na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para discutir soluções para o quadro de seca da Lagoa de Itaparica, uma das maiores da Bacia do Rio São Francisco, que provocou a morte de centenas de peixes nesta semana. Na reunião serão discutidas ações concretas para a recuperação da lagoa.

O encontro foi convocado pelo Núcleo de Defesa do Rio São Francisco (Nusf), por meio da promotora de Justiça Luciana Khoury, em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e conta com a presença dos prefeitos de Xique-Xique e Gentio do Ouro, além de representantes do Ibama, Inema, Adab, Codevasf e da comunidade local.

Situada às margens do ‘Velho Chico’, a Lagoa de Itaparica é a maior lagoa marginal da bacia do rio, com 24 quilômetros de extensão, abrangendo os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro, na região do semiárido baiano. Ela fica localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Itaparica, sendo um dos principais reservatórios hídricos naturais e o principal berçário da ictiofauna (conjunto de peixes em um ambiente) do São Francisco. Em razão da produtividade pesqueira, a Lagoa de Itaparica era conhecida como “mãe da pobreza”. Jornal da Chapada com informações do MP.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.