Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prevenção de catástrofes naturais será debatida na Alba em torno da tragédia em Lajedinho

lajedinho
A tragédia que destruiu ruas da cidade de Lajedinho, vitimando 17 pessoas será tema de debate na Assembleia Legislativa da Bahia | FOTO: Jornal da Chapada |

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos, presidida pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) vai debater a prevenção de catástrofes naturais na Bahia. Proposta pela União de Negros pela Igualdade (Unegro), a discussão será para a proteção da população após os fenômenos, a exemplo do município de Lajedinho, quando em dezembro do ano passado foi devastada pelas chuvas.

“Acompanhamos o desespero da população na tragédia do município. O governo do estado e o Ministério da Integração Nacional logo agiram para recuperar a cidade. Portanto, se faz necessário o debate entre as três esferas do governo e a sociedade abordando as ações de Defesa Civil, priorizando a prevenção para minimizar desastres e o apoio às comunidades”, reforçou Gomes.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, após forte temporal com 120mm de chuva, por cerca de uma hora, em Lajedinho, destruiu casas, centros comerciais , deixando 17 mortes e mais de 70 casas e centro comerciais foram destruídos.

Somente em janeiro deste ano, 18 municípios baianos decretaram estado de emergência devido às chuvas. A maioria deles está no Extremo Sul do estado. As contribuições da audiência pública desta quinta-feira serão encaminhadas às conferências Estadual e Nacional, que serão realizadas em abril e maio, respectivamente.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas