Ícone do site Jornal da Chapada

Leur Lomanto Jr. consegue aprovar convocação da Claro para esclarecer cobertura nas zonas rurais

leur
O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) | FOTO: Reprodução |

A CPI da Telefonia, da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou na reunião de hoje (26/03), um requerimento do deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) para a realização de uma oitiva com a operadora telefônica Claro, com objetivo de buscar esclarecimentos e cobrar a expansão e melhor funcionamento da cobertura nas zonas rurais do estado. A CPI presidida pelo deputado Paulo Azi (DEM) acatou a sugestão do peemedebista e outras resoluções que tendem a ser intensificadas.

Leur Jr. justificou o transtorno dos moradores das comunidades, vilas e distritos que compõem as zonas rurais da Bahia, com a falta de sinal de telefonia celular. Segundo a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), as regras da telefonia determinam que as operadoras cubram apenas 80% das áreas urbanas dos municípios. Com isso, para quem mora em zonas rurais restam os resquícios dessa cobertura.

“Como a cobertura de telefonia móvel em áreas rurais se limita aos restos de sinais das áreas urbanas, as pessoas no geral precisam ir para as partes altas das localidades para conseguirem com sorte, as barrinhas de sinal nos aparelhos. Não é possível que com o avanço da tecnologia essa situação permaneça”, enfatizou o deputado.

Na Bahia existem 18 milhões de celulares, conforme dados da Anatel. A convocação a operadora Claro é explicada pelo fato de a telefônica ser a maior detentora no mercado baiano. Conforme o parlamentar, “a CPI tem um papel importante e deve diferentemente das outras apresentar um resultado para a sociedade baiana”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas