Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Artistas são premiados nos Salões de Artes Visuais em Lençóis

casa
A Exposição vai até 25 de maio, na Casa Afrânio Peixoto, com entrada gratuita | FOTO: Divulgação |

Inaugurados na última sexta-feira (11), os Salões de Artes Visuais da Bahia estão abertos à visitação pública gratuita na Casa Afrânio Peixoto, na cidade histórica de Lençóis, Chapada Diamantina, até o dia 25 de maio. Na noite inaugural, com cerca de cerca de 200 convidados, um júri especializado escolheu os melhores trabalhos entre as 17 obras expostas no evento, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA).

Foram premiados com R$ 7 mil, cada um, os artistas Flávio Lopes, com a obra “Réquiem para William Turner”; Michelle Mattiuzzi, com a obra “Merci Beaucoup, Blanco”, e Pablo Lucena, com a obra “Ponto Turistico nº 01”. A Comissão de Premiação, formada por Laís Guedes Pereira, de Salvador, Suzy Cristine Freire Brasil, de Lençóis, e Maurício Pinto Adinolfi, de São Paulo, decidiu, ainda, conceder Menção Especial para os artistas Márcio Junqueira, com a obra “Devocional” e Félix Caetanno, com a obra “Construto”. Os artistas participantes apresentam diversas técnicas e temáticas, e foram selecionados por meio de edital público.

Casa Afrânio Peixoto, em Lençóis | FOTO: Reprodução |

A solenidade de abertura dos Salões contou a presença da coordenadora de Artes Visuais da Funceb, Elaine Pinho e sua assessora Marília Mangueira; Sueli Seixas, coordenadora da Casa Afrânio Peixoto; Michele Nonato, secretária de Turismo do Município; Delmar Araújo, coordenador da UEFS – Lençóis, e a vice-prefeita de Lençóis Sibélia Viana, entre outras personalidades. Ao final da exposição, que permanece em cartaz de segunda a domingo, das 9 às 21 horas, até o dia 25 de maio, também será conhecido o Prêmio do Público, concedido através do voto dos visitantes.

A realização dos Salões de Artes Visuais da Bahia em Lençóis corresponde à terceira etapa do projeto, edição 2013, que foi suspenso no ano passado para a regularização de compromissos relacionados ao cumprimento aos Decretos nºs 14.682 e 14.710/2013, que determinaram o contingenciamento no orçamento das secretarias e órgãos estaduais. Antes, haviam sido realizadas mostras em Feira de Santana e Teixeira de Freitas. Depois dessa etapa em Lençóis, os Salões serão inaugurados no dia 10 de maio em Barreiras, no oeste baiano, no Mercado Coparrosa, e no dia 18 de julho, o evento chega a Vitória da Conquista, no sudoeste, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas