Ícone do site Jornal da Chapada

Sessão Especial na Assembleia comemora os 80 anos do Crea-Ba

alba
Evento vai reunir parlamentares engenheiros e homenagear profissionais que se destacaram na Bahia | FOTO: Reprodução |

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba)completa neste mês de abril 80 anos de fundação. Em comemoração à data, o Crea-Ba será homenageado com uma Sessão Especial, que será realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, no próximo dia 23, às 9h30. O evento foi proposto pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), engenheiro de profissão.

Mais do que fiscalizador do exercício profissional, o Crea faz parte da vida dos baianos. Criado em 23 de abril de 1934, o então Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia nasceu com a responsabilidade de acompanhar às demandas de três estados: Bahia, Alagoas e Sergipe. Os arquitetos fundaram seu próprio conselho federal e a autarquia passou a ser denominada Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

O Crea-Ba participou diretamente das grandes transformações urbanísticas de Salvador, acompanhando a evolução das construções influenciadas pela arquitetura europeia, na década de 30, nas construções do Comércio e no Jardim da Piedade e o surgimento de grandes avenidas como a Otávio Mangabeira, Vasco da Gama e Suburbana, entre as décadas de 50 e 70. Cabe ao Conselho a fiscalização do exercício profissional, mas este sempre foi além do seu papel. Segundo o presidente, engenheiro mecânico Marco Amigo, a autarquia é parceira da sociedade, presente em todos os momentos em que foi necessário acompanhar grandes eventos e como observador do desenvolvimento urbano.

“O Crea é, sem dúvida, um instrumento da sociedade. Mais do que isso, cumprimos nosso papel social”. Marco Amigo acredita que o Crea-Ba chegou a esse nível de credibilidade no Estado por contar com profissionais comprometidos com a cidadania. O Crea-Ba está se modernizando, principalmente para oferecer aos profissionais de engenharia, agronomia e geologia agilidade nos serviços. “Participamos hoje do Fórum a Cidade Também é Nossa, que debate as mudanças estruturais da cidade, em questões como o Plano Diretor, a Lous e outros assuntos do interesse direto da população. Além disso, instituímos o Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e criamos um canal de diálogo com candidatos a governo e prefeitura, debatendo temas de interessa das nossas categorias profissionais”.

Mais recentemente, o Crea deu início ao Programa de Educação Continuada (PEC) com o objetivo de capacitar mais de 8 mil profissionais, e criou o Programa Sanear Mais Bahia, uma parceria com a Fundação Nacional da Saúde, com o objetivo de auxiliar na formulação dos Planos Municipais de Saneamento de 50 prefeituras do Estado com população abaixo de 50 mil habitantes. A sessão especial contará com a participação da bancada de parlamentares engenheiros, tanto das esferas federal, estadual e municipal, incluindo a homenagem a profissionais que são destaque nos diversos segmentos técnicos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas