Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana será de tempo quente e chuvoso em grande parte da Bahia

CHUVA
Nos próximos dias, o calor – típico do início do outono -, também continua trazendo chuvas fracas e isoladas para as demais regiões do estado | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo na Bahia neste último final de semana de abril deverão ser influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características. Na sexta-feira e sábado (25 e 26) deve predominar uma massa de ar quente e seco, o que mantém a nebulosidade reduzida e com poucas chuvas. No domingo (27), atua com mais intensidade uma frente fria, que avança até o litoral sul, podendo aumentar a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas na maior parte do estado. Mesmo com a atuação da massa de ar quente e seco nos primeiros dias, o calor, somado a umidade vinda do Oceano Atlântico, também poderá trazer chuvas fracas para as regiões do Recôncavo, nordeste e sul, mas que deverão se intensificar a partir do domingo, com a influência da frente fria.

Nos próximos dias, o calor – típico do início do outono -, também continua trazendo chuvas fracas e isoladas para as demais regiões do estado. No entanto, em grande parte do norte e faixa centro-norte do oeste e São Francisco há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, causadas principalmente pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está atuando nos estados mais ao norte do Nordeste brasileiro.

De acordo com o boletim meteorológico do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), a ZCIT é o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas entre os meses de fevereiro e maio na maior parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.

Na primeira metade do outono, normalmente, as temperaturas são mais elevadas em grande parte da Bahia, o que não difere da previsão para os próximos dias, quando as máximas poderão chegar aos 34°C nas regiões oeste, São Francisco, norte e nordeste. Temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas regiões durante esse período, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas previstas para os próximos dias poderão chegar aos 17°C .

Capital
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas previstas também serão elevadas, com máximas podendo chegar aos 32°C , quem deve influenciar o tempo nos próximos dias é a umidade vinda do Oceano Atlântico e a frente fria que avança pelo sudeste brasileiro. Com isso, o predomínio é de céu encoberto e chuvoso na maior parte do período, sendo que a partir do domingo deverão ocorrer as chuvas mais significativas.

Maré e radiação
Entre sexta-feira e domingo, a maré deverá atingir sua altura máxima entre as 0h e 3h e entre 12h e 15h, com valores variando de 1,8 a 2,5 metros . As alturas mínimas deverão ocorrer entre as 6h e 9h e entre as 18 e 21h, com valores variando de 0,2 a 0,5 metros. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros. Os Índices de Radiação Ultravioleta são elevados e devem variar de 9 a 11, sendo classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS nas categorias ‘muito ‘alto’ e ‘extremo’, o que requer cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas