Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Os Insênicos voltam a cartaz com “Balada de Amor” no Teatro Vila Velha

amor
A peça está em cartaz no mês de maio com sessões aos sábados em Salvador | FOTO: Rafael Martins |

O mês de maio é dedicado à Luta Antimanicomial, e, por isso, o grupo de teatro Os Insênicos, formado por 14 usuários de saúde mental, realiza uma temporada do espetáculo “Balada de Amor”, no Cabaré dos Novos, do Teatro Vila Velha. A peça estará em cartaz todos os sábados de maio às 18h. O grupo surgiu em 2010 a partir das oficinas do projeto “Em Cena Insanidade”, idealizado pela atriz e psicóloga Renata Berenstein, que resultou no espetáculo “Os Insênicos”.

Na terceira montagem, o elenco mergulhou na pergunta “o que é o amor?” a partir de improvisações e da partilha de suas próprias experiências. A diretora Laili Flórez destaca que “o diferencial, dessa vez, é não enfatizar a questão do transtorno mental, mas sim as relações amorosas vivenciadas pelos personagens e pelos próprios atores. Utilizamos o riso e a emoção como um convite para que a plateia veja uma temática tão universal como o amor sob o olhar do grupo. A ideia é aproximar o público do elenco, pois, no fundo, todos fazemos as nossas loucuras de amor.”.

O grupo de teatro Os Insênicos é formado por 14 usuários de saúde mental | FOTO: Rafael Martins |

Sobre a peça
Humor, poesia e drama perpassam todo o espetáculo, que incorpora a estética e a musicalidade do brega. A criação coletiva do grupo Os Insênicos, foi dirigida em parceria pelas atrizes Renata Berenstein e Laili Flórez, mas também conta com o acompanhamento da psicóloga Milena Marinho. O caminho percorrido aponta a paixão como o encontro entre o amor e a insanidade e, nessa trajetória, o grupo descobre como amar é, por si só, um ato de loucura, independente da condição do sujeito.

O espetáculo apresenta o trançado de três narrativas distintas: a entrada inusitada de uma noiva em fuga em um bar de videokê; as peripécias de atrapalhados “vendedores de amor”; e depoimentos dos atores sobre suas próprias histórias. “É a mistura da ficção e da realidade que faz do espetáculo um experiência única. É a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de uma história e, ao mesmo tempo, conhecer uma parte dessas pessoas tão especiais que a interpretam”, explica a diretora Renata Berenstein.

Serviço:
O quê: Os Insênicos em “Balada de Amor”
Quando: De 3 a 31 de Maio, sempre aos sábados, às 18h
Onde: Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas