Ícone do site Jornal da Chapada

Site disponibiliza obra completa de Machado de Assis para download

site
Além dos poemas, crônicas, textos teatrais e traduções, também é possível ler críticas literárias escritas pelo autor | FOTO: Reprodução |

A Coleção Digital Machado de Assis, uma parceria entre o portal Domínio Público, do Ministério da Comunicação (MEC) e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (Nupill), da Universidade Federal de Santa Catarina, disponibilizou a a obra completa do escritor (1839-1908) para download gratuito. Segundo o site (machado.mec.gov.br), o “propósito da homenagem a Machado de Assis, mais que lembrar o centenário de sua morte, é fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer usuário da internet, em edições confiáveis e gratuitas”.

Além dos principais clássicos de Machado no romance (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro) e no conto (Papéis Avulsos), o projeto também apresenta facetas menos conhecidas do autor. Estão lá poemas, crônicas, textos teatrais e traduções – ele traduziu para o português livros de Alexandre Dumas, Victor Hugo e Charles Dickens.

Também é possível ler as críticas literárias que escreveu, com destaque para Notícia da Atual Literatura Brasileira: Instinto de Nacionalidade e Eça de Queirós: O Primo Basílio, famoso discurso que lançou ao autor português. Além dos textos, há teses e dissertações sobre seus livros, textos de contemporâneos ilustres do escritor – Euclydes da Cunha, José Veríssimo e Rui Barbosae um vídeo que retrata sua carreira. O registro traz informações sobre a vida do autor sob o contexto histórico em que ele produziu suas obras, com depoimentos de estudiosos renomados. Do jornal Correio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas