Ícone do site Jornal da Chapada

Editorial: Em defesa da liberdade de imprensa

edição
Parte superior da capa da nova edição do Jornal da Chapada | FOTO: Jornal da Chapada |

O Jornal da Chapada e todos que participam da produção do periódico entenderam que seria necessário construir um editorial para tratar com mais profundidade a importância da liberdade de imprensa. Entendemos que geralmente as informações divulgadas revelam o interesse ou os diferentes interesses dos meios de comunicação, neste caso, concordamos que seja difícil manter a imparcialidade. Esse mito persegue todos os jornalistas, chegando ao ponto de se tornarem reféns de algo que eles nunca conseguiram alcançar. Portanto, queríamos externar o repúdio a um gestor público específico por agressões verbais e descabidas contra este periódico.

Leia também:
Sindicato de Boa Vista do Tupim comemora 35 anos com assembleia e inauguração de nova sede

Dito isso, a Editora JC apresenta a edição 143 do seu periódico impresso, um exemplar que chega às bancas com seu tradicional formato standard com dois cadernos de oitos páginas cada, sendo metade colorida e metade em preto e branco. E nesta edição, o leitor só vai ouvir falar do prefeito de Andaraí na página 2. A opinião de nossa editora-chefe, Deninha Fernandes, esboça um pouco sobre o político camaleão que é Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí. Ele não faz parte do grupo “Os Insênicos”, que está com peça em cartaz no Teatro Vila Velha, em Salvador, matéria na página 3, mas atua muito bem. Sem saber ele que suas agressões só fazem reforçar a metodologia implantada pelo Jornal da Chapada.

O que todos do Jornal da Chapada concordaram é que o prefeito deve ter tomado um puxão de orelha da executiva do PSB na Bahia e teve de ir a público desfazer o circo que ele mesmo armou, quando participou da plenária de Plano de Governo Participativo do petista Rui Costa, em Itaberaba, levando inclusive propostas do consórcio do qual é presidente na região da Chapada Diamantina.

Geralmente, esses atos que Wilson cometeu são devido à falta de assessoria e também revelam uma antiga prática ditatorial de cerceamento da liberdade de imprensa. Mas, para não promover o gestor, encerramos nosso repúdio dizendo que vamos continuar denunciando as irregularidades que forem encontradas na sua gestão ou de qualquer outra que seja acusada de corrupção. E, politicamente, vamos cobrar o posicionamento ético desses que se acham camaleão.

Para essa edição do Jornal da Chapada, é bom lembrar também das manifestações contra a condenação do jornalista Aguirre Talento a seis meses e seis dias de detenção em regime aberto por crime de difamação. É um absurdo a clara decisão de censurar a livre manifestação de opinião. Veja que a Justiça baiana foi favorável ao empresário do setor imobiliário Umberto Riella Sobrinho, que alega que as matérias publicadas por Talento contêm dados falsos.

Leia também:
30ª Festa dos Vaqueiros de Wagner abre temporada de forró na Chapada Diamantina

Vale lembrar que a condenação veio mesmo com a orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo em seu plano de ação para segurança de jornalistas, recomendada aos países-membros, que as ações de difamação sejam tratadas no âmbito civil. Vale lembrar ainda que esse mesmo empresário já acionou outros profissionais na justiça por ações similares. E o jornal no qual esses profissionais trabalham nunca foi processado. Nessas ações, o valor cobrado de indenização chega a R$ 1 milhão, procurando sempre o elo mais fraco: o jornalista.

Deixando o repúdio e as indignações de lado, vamos às matérias da edição. Os textos de opinião podem ser conferidos nas páginas 2 e 5, inclusive com um artigo sobre a luta antimanicomial. Nas páginas centrais, 12 e 13, pode ser conferida uma entrevista política com o pré-candidato a deputado federal pelo PMDB, Zé Raimundo. Antes, nas páginas 6 e 7, você confere textos curtos, que sempre dizem muito, sobre diferentes assuntos de municípios da Chapada. No segundo caderno, duas matérias envolvem os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), página 9.

Em seguida, na página 10, uma matéria completa sobre a manifestação dos professores em Itaetê, que aconteceu ainda no mês de março e que segue com indefinições. Antes de fechar o segundo caderno, duas matérias importantes nestes meses de abril e maio, que dividem o destaque na capa desta edição: a inauguração da nova sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Tupim e a 30ª Festa de Vaqueiros de Wagner. Voltamos com as datas comemorativas na próxima edição.

Confira aqui a edição completa do Jornal da Chapada…

Redação do Jornal da Chapada
75 91992128
www.jornaldachapada.com.br

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas