Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica

Sindicato de Boa Vista do Tupim comemora 35 anos com assembleia e inauguração de nova sede

capa
A presidência do STR entregou aos mais de 400 associados a nova sede com um moderno e espaçoso auditório | FOTO: Jornal da Chapada |

Com o lema “o ­trabalho constrói o futuro de ­nossa terra”, há 35 anos o Sindicato dos Trabalha­­dores e Trabalha­doras Rurais (STR) do município de Boa Vista do Tupim vem dando suporte a todos aqueles que desejam ampliar os seus horizontes. Para comemorar as três décadas e meia de atuação, a diretoria do STR organizou um grande evento que foi realizado no dia 2 de maio (um dia após as comemorações do 1º de Maio), com a efetivação de uma Assembleia Geral para Prestação das Contas Anuais, além da inauguração das novas instalações da entidade.

Fundado em 24 de fevereiro de 1979, o STR é uma entidade filiada ao Polo Sindical da Chapada Diamantina, com sede em Seabra, à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estad­o da Bahia (Fetag/Bahia) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Atualmente a diretoria do STR é composta por 22 membros, dentre eles o presidente João Aparecido Teixeira da Silva, a secretária-geral Cristiane Santos da Silva e a secretária de Finanças, Nelma da Conceição Oliveira.

Prestigiaram o evento o prefeito municipal João Durval Passos Trabuco, vereadores, secretários municipais, presidentes de associações e os donos da festa: os associados do STR. Também se fizeram presentes o secretário-geral e o assessor regional da Fetag/Bahia, Welington Santos e José Fernandes Mendes (Zequinha), respectivamente, além da atual presidente do Sindicato de Iraquara e presidente do Polo Sindical da Chapada Diamantina, Suede de Jesus Neves Filho.

joão
O presidente João prestou contas do exercício financeiro de 2013 | FOTO: Jornal da Chapada |

Durante a Assembleia Geral Ordinária, o presidente João Aparecido prestou conta do exercício financeiro do ano 2013, relacionando receitas e despesa, que foram aprovadas por unanimidade dos associados presentes. O líder sindical, que atua na entidade há mais de 15 anos, ocupando inclusive a função de tesoureiro – cargo que exerceu até 23 de janeiro de 2013, quando foi eleito presidente -, leu também um relatório dos trabalhos realizados em favor dos associados e discutiu problemas internos, como a exclusão de um dos membros da atual diretoria que está sendo julgado por crimes de corrupção.

“Não admitimos corrupção em nossa gestão e hoje estamos relacionando com provas documentais incontestes nove problemas causados à nossa entidade por esse diretor”, ressalta o presidente do STR.
Na oportunidade, foi entregue aos associados a nova sede do sindicato que dispõe de oito salas, recepção, secretaria, consultório oftalmológico, vestiários, copa e cozinha, sala de informática com três computadores ligados à internet, impressora, sala da presidência e um moderno e espaçoso auditório. O auditório recebeu o nome do saudoso Alfredo Francelino Moreira, que foi o primeiro presidente do STR. Para receber a homenagem, se fez presente a viúva do homenageado, Elvira Soares Moreira, de 76 anos, e seu filho Zélio Ramos Moreira.

“Esta homenagem nos traz muitas recordações, pois sou viúva do primeiro presidente dessa casa, Alfredo Francelino Moreira. Demoro muito para vir aqui, mas toda vez que precisei fui atendida, inclusive com a documentação que precisei quando Francelino morreu – que foi toda resolvida pelo sindicato. Estamos muitos felizes e emocionados com a homenagem do presidente João Aparecido”, destacou dona Elvira.

sstr
Familiares de Alfredo Moreira receberam as homenagens do STR | FOTO: Jornal da Chapada |

Para o presidente do STR, a homenagem a Alfredo Francelino Moreira é mais que justa e ressalta que “todos que passaram pela administração do sindicato deram sua contribuição. Mas, o segredo do bom funcionamento de um sindicato inclui alguns fatores: primeiro, o bom atendimento, segundo, resolver a demanda do povo, e terceiro, saber usar os recursos que os associados pagam”, completa.

De acordo com João Aparecido, os recursos não são muitos, pois a contribuição é de apenas R$ 8, porém, por ser pouco, esses recursos têm que ser bem aplicados. “É por isso que durante nosso mandato procuro combater a corrupção. Tenho enfrentado alguns problemas por conta disso, como o que tratamos hoje nessa assembleia, mas, graças a Deus, temos resolvido todos. O fator que eu mais detesto em meu país é ver tantas autoridades envolvidas em corrupção, por isso que coibimos com veemência a corrupção no nosso local de trabalho”, enfatiza.

O STR de Boa Vista do Tupim oferece aos seus mais de 400 associados serviços como acesso à previdência, documentos de propriedades, declaração de residência e outros, e dispõe de assessoria jurídica com a consultoria de doutor Noildo Gomes, além de serviços de saúde, como os exames de vistas, tendo agendado o próximo atendimento para o dia 9 de maio. Vale ressaltar que o presidente João Aparecido já está firmando parceria para que os associados do STR tenham também consultas médicas.

“Na oportunidade conclamamos aos nossos associados a procurarem o sindicato e que façam sua filiação, participem das prestações de contas, acompanhem todos os trabalhos da entidade, só assim se pode conscientizar da importância do STR, e acompanhar como está sendo gasto o seu dinheiro”, conclui o presidente sindical, João Aparecido.

Confira aqui a edição completa do Jornal da Chapada…

Redação do Jornal da Chapada
75 91992128
www.jornaldachapada.com.br

Galeria de Imagens:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios