Ícone do site Jornal da Chapada

Euclides da Cunha: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, diz Valmir, parafraseando o escritor que dá nome à cidade

valmir
O deputado federal Valmir Assunção e a ex-prefeita de Itiúba Cecília Petrina | FOTO: Divulgação |

A caravana do PT para a construção do Programa de Governo Participativo (PGP 2014) do pré-candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), chega às últimas plenárias deste processo no interior. Neste sábado (31) foi a vez do município de Euclides da Cunha receber a chapa majoritária encabeçada por Rui e sua comitiva formada por lideranças políticas dos territórios de identidade de Itaparica e Semiárido Nordeste II e dos membros dos partidos da base aliada.

Cumprindo agenda na região e assíduo participante das plenárias do PGP, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) representou mais uma vez os movimentos sociais, principalmente os que lutam pela reforma agrária e desenvolvimento socioeconômico das zonas rurais no estado. Desta vez as propostas foram elaboradas pela população de 24 municípios que compõem os dois territórios mencionados.

Junto com o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, e a ex-prefeita de Itiúba, Cecília Petrina, que é pré-candidata a deputada estadual, Valmir destacou as propostas apresentadas envolvendo questões como aprimoramento e reconhecimento da cultura da região e da ampliação do acesso à água e energia elétrica para as comunidades rurais. O petista também defendeu a criação da Universidade Federal do Nordeste, proposta apontada como uma das principais ações para o desenvolvimento regional.

“Estamos chegando ao final desta etapa do PGP e até o dia 7 de junho já teremos um esboço do que foi proposto nessas plenárias. Neste processo, a universidade aqui na região nordeste da Bahia é fundamental para inclusão social e acadêmica desta população”, pontua Valmir. O parlamentar ainda lembrou das dificuldades enfrentadas pela população nos governos carlistas, parafraseando o escritor brasileiro Euclides da Cunha, que dá nome ao município visitado. “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. E, por isso, continua firme no campo”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas