Ícone do site Jornal da Chapada

Polícia usará óculos com câmeras em negociação com black blocs

pm
Equipamento será utilizado por aqueles que trabalharem na linha de frente dos protestos como negociadores | FOTO: Reprodução/Lúcio Távora/Ag. A TARDE |

Os policiais militares que forem atuar em manifestações populares que vierem a acontecer durante a Copa do Mundo usarão um óculos especial, que gravará toda a operação. De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o equipamento será utilizado por aqueles que trabalharem na linha de frente dos protestos como negociadores. “Essas patrulhas vão fazer o atendimento primário da população, estabelecendo um canal de diálogo. Mas tudo isso será filmado, o convencimento será gravado”, garante Barbosa. No entanto, se os manifestantes agirem de forma violenta e não quiserem um acordo, o secretário diz que as tropas devem reprimir os atos.

“Até o momento, não há expectativa de manifestações mais agressivas, como em 2013. Mas, se não houver acordo, vamos fazer o uso da força de forma progressiva”, adianta o secretário. Segundo ele, “a ideia é que tudo ocorra de forma pacífica, porque há espaço para manifestação, sem abrir mão da lei e da ordem”. Para ele, ainda não há indícios de que o apoio das Forças Armadas será necessário, para conter a violência nas manifestações. “Estamos estudando se há necessidade, em alguns pontos, e devemos definir isso até amanhã [hoje]. Se houver, não vai existir problema nenhum”, completou o titular da SSP. A informações são do Correio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas