Ícone do site Jornal da Chapada

Dilma tem 39% de intenções de voto, em primeira pesquisa CNI/Ibope durante Copa

dilma
Já a avaliação ótima ou boa do governo Dilma caiu para 31%, ante 36% em março | FOTO: Reprodução |

A presidente Dilma Rousseff apareceu com 39% das intenções de voto, seguida pelo candidato do PSDB, Aécio Neves, com 21%, apontou pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira. O candidato do PSB, Eduardo Campos, teve 10% das intenções, de acordo com o levantamento encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a primeira enquete encomendada pela entidade sobre a corrida eleitoral, o que não permite avaliações comparativas de desempenho.

Já a avaliação ótima ou boa do governo Dilma caiu para 31%, ante 36% em março. O nível dos que acham o governo ruim ou péssimo aumentou de 27% para 33%. Este foi o primeiro levantamento realizado após o início da Copa do Mundo no Brasil e os efeitos que o evento pode ter sobre o eleitorado ainda são incertos. Nos primeiros dias do Mundial, houve protestos, mesmo que pequenos, e problemas pontuais como filas em estádios e aeroportos e engarrafamentos de trânsito em algumas cidades, mas longe do cenário de caos que era desenhado nas vésperas do evento por especialistas e parte da imprensa.

O envolvimento de brasileiros com a Copa também passou a ser visto em grande número nos estádios, em transmissões públicas dos jogos e em bandeiras exibidas nos carros e casas – um contraste com a empolgação tímida vista nas semanas anteriores ao torneio. Na partida de abertura da Copa, em São Paulo, Dilma foi alvo de diversas vaias e ofensas de torcedores, o que foi criticado por grande parte da imprensa, nas mídias sociais e, também, por Aécio.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15, nos primeiros dias do torneio, que teve início no dia 12 e, neste período, teve partidas empolgantes e com alta média de gols. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Extraído na íntegra da BBC Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas