Ícone do site Jornal da Chapada

Desemprego caiu, mas 2 milhões estavam sem trabalho em maio

desemprego
As variações em Salvador (-0,3%) e em São Paulo (-0,2%) foram consideradas estáveis | FOTO: Reprodução |

Pelo menos 2,26 milhões de pessoas, que vivem em seis regiões metropolitanas, estavam desempregadas em maio, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego divulgada nesta quarta (25) pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. A pesquisa, feita em Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, no Recife, em Salvador e São Paulo, informa que a taxa média de desemprego passou de 11,1% em abril para 10,9% em maio. O total de pessoas ocupadas foi estimado em 18,55 milhões de pessoas e a População Economicamente Ativa em 20,82 milhões.

Segundo a pesquisa, o nível de ocupação aumentou no Recife (1,4%) e em Belo Horizonte (0,9%), mas recuou em Porto Alegre (-1,8%) e Fortaleza (-0,5%). As variações em Salvador (-0,3%) e em São Paulo (-0,2%) foram consideradas estáveis. Entre os setores de atividade econômica analisados, o nível de ocupação aumentou em serviços (0,7%, com a criação de 74 mil postos de trabalho) e na construção (2,5%, com aumento de 37 mil postos de trabalho).

Houve retração nas áreas de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-2,5% ou eliminação de 89 mil postos de trabalho), e na indústria de transformação (-1,7% com 48 mil postos de trabalho a menos). O rendimento médio real dos ocupados subiu 0,5% nas seis regiões analisadas em comparação a abril, passando a R$ 1.735. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas